Rio de Janeiro e Niterói oficializam candidatura para sediar Pan-Americano de 2031
Escolha da cidade deve acontecer só ano que vem, São Paulo também se apresenta como opção
Nesta terça-feira (3), as cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram a carta ao Comitê Olímpico Brasileiro que oficializa a candidatura das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A entrega do documento foi feita durante um evento no Centro de Treinamento do COB, na Barra da Tijuca, e contou com a presença de Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
A cidade de São Paulo também está na disputa para se tornar sede dos Jogos. Entretanto, cada país só pode apresentar uma candidatura, e cabe ao COB escolher qual delas representará o Brasil na seleção da sede para o Pan de 2031.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acredita que, devido à infraestrutura remanescente dos Jogos Olímpicos de 2016 e do Pan de 2007, a cidade tem boas condições para sediar o evento. Além disso, o chefe do Executivo fluminense adiantou que a Vila Olímpica será no Porto Maravilha, devido à sua proximidade com Niterói.
Por fim, o COB tem até o dia 31 de dezembro de 2025 para apresentar a candidatura oficial à Panam Sports, organização responsável pela realização dos Jogos. Em seguida, a entidade internacional fará a escolha da sede durante uma assembleia geral, também no próximo ano.