Beatriz Contelli   |   13/08/2024 14:12

Rock in Rio, Coldplay: shows internacionais movimentam o Turismo; dados

Apresentações de Adele e outros artistas impactaram positivamente as economias dos destinos

Anthony Delanoix/ Unsplash
Apresentações influenciaram nos gastos em hospedagens, alimentos e transportes
Apresentações influenciaram nos gastos em hospedagens, alimentos e transportes

A Data Appeal Company, empresa de inteligência turística, revelou que diversos eventos musicais que aconteceram – e acontecerão nos próximos dias – contribuem significativamente para as economias locais, impulsionam a indústria hoteleira e aquecem o Turismo internacional como um todo.

A pesquisa da companhia foi baseada em dados de OTAs, incluindo Booking.com e Expedia, para entender o impacto real dos shows:

  • Coldplay, em Roma (Itália), nos dias 12, 13, 15 e 16 de julho de 2024;
  • Adele, em Munique (Alemanha), entre 2 e 31 de agosto de 2024;
  • Rock in Rio, no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de setembro de 2024.


Impacto econômico de cada evento

As apresentações da Adele em Munique têm reunido quase 80 mil pessoas e elevando os preços dos hotéis. Os shows influenciaram um aumento de quase 110% nas tarifas de hospedagem.

Os concertos do Coldplay em Roma reuniram cerca de 70 mil fãs e geraram aproximadamente 17 milhões de euros para a economia.

O Rock in Rio espera mais de 700 mil pessoas na edição deste ano e já influenciou em um aumento de 93% das tarifas de hospedagem.

Gastos por evento

A Data Appeal Company divulgou que os fãs do Coldplay destinam seus gatos, principalmente, aos meios de hospedagem (54%). Em comparação, participantes do Rock in Rio e dos shows da Adele destinam 22% de seus gastos em acomodações.

No quesito alimentos e bebidas, o Rock in Rio lidera. Os fãs do festival gastam 62% de seu orçamento, seguidos pelos fãs da Adele (53%) e do Coldplay (42%), demonstrando que a categoria é parte significativa dos atrativos destes eventos.

Os gastos em transporte também variam entre os grupos. Os shows da Adele compreendem um gasto maior com transporte (25%), possivelmente pela localização do evento. No Rock in Rio, há um gasto de 16% e, entre os fãs do Coldplay, menos de 4%.

"Eventos desta magnitude não só atraem milhares de visitantes, como também trazem benefícios econômicos significativos para os destinos. Isto diz muito sobre como os destinos deveriam investir em um calendário de eventos com artistas internacionais. Não podemos esquecer que a sustentabilidade deve estar no centro desses eventos e realizar uma gestão adequada para que sigam sendo um recurso valioso para o Turismo sem comprometer o bem-estar do meio ambiente e dos destinos anfitriões", explicou o CEO da The Data Appeal Company, Mirko Lalli.

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