Beatriz Contelli   |   27/08/2024 17:51
Atualizada em 27/08/2024 17:59

Destinos destacam experiências LGBTQ+ e de Afroturismo durante o Visit USA

Cidades dos Estados Unidos possuem uma larga trajetória histórica com os dois segmentos

PANROTAS/Emerson Souza
Clovis Casemiro (IGLTA), Guilherme Soares (Guia Negro), Emanuelle De Nadal (Visit USA), Allan Colen (Travel South), Igor Romeu (San Francisco Travel), Ney Neves (Washington, DC) e Nathan Traurig (Consulado dos EUA)
Clovis Casemiro (IGLTA), Guilherme Soares (Guia Negro), Emanuelle De Nadal (Visit USA), Allan Colen (Travel South), Igor Romeu (San Francisco Travel), Ney Neves (Washington, DC) e Nathan Traurig (Consulado dos EUA)

Será que os destinos já sabem como receber o turistas negros e LGBTQ+? Para promover os atrativos e experiências destes segmentos do Turismo, a Travel South, a San Francisco Travel e o Washington, DC, participaram do painel temático do Visit USA, em São Paulo.

O debate foi mediado por Clovis Casemiro, gerente da IGLTA no Brasil, e Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, que conversaram com Allan Colen (Travel South), Igor Romeu (San Francisco Travel) e Ney Neves (Washington, DC), sobre como estes destinos promovem a diversidade no Turismo.

Travel South

Ainda que as cidades do Sul dos Estados Unidos tenham um forte passado com a escravidão, Allan Colen garante que há um esforço em relembrar a história dessas pessoas, por meio de museus e reivindicação dos espaços antes proibidos para negros.

Há, ainda, a Rota dos Direitos Civis, que percorre os passos de Martin Luther King da Georgia à Louisiana, passando por Tennessee e Alabama.

Para o Turismo LGBTQ+, destinos como Nashville e Nova Orleans se destacam com a variedade de eventos para a comunidade, incluindo Halloween e Páscoa temáticos, enquanto Atlanta promove a Black Pride Weekend, de agosto a setembro.

San Francisco Travel

A cidade de São Francisco tem uma longa história com a comunidade LGBTQ:

  • Foi sede da primeira Parada LGBT+ dos Estados Unidos,
  • É cidade natal do primeiro político norte-americano assumidamente gay,
  • A bandeira do arco-íris foi criada na cidade.

Em novembro, o destino recebe o Bearrison Street Fair, festival que celebra a cultura “bear” e a aceitação de todos os corpos.

PANROTAS/Emerson Souza
Auditório permaneceu cheio até o último painel
Auditório permaneceu cheio até o último painel

Para os viajantes negros que desejam conhecer um pouco mais da história negra, a sugestão é o Museum of the African Diaspora, que reúne obras de artistas afro-americanos, afro-cubanos, afro-asiáticos e mais.

Washington, DC

Ney Neves ressaltou que o Turismo da capital norte-americana é treinado para receber todos os turistas da maneira adequada. O destino ostenta a maior comunidade LGBTQ+ dos Estados Unidos e ainda tem, entre seus atrativos, o Martin Luther King Jr. Memorial e diversos restaurantes de culinária africana. E um dos melhores, se não o melhor, museus do mundo sobre o tema está na capital americana, o imperdível The National Museum of African American History and Culture.

A capital dos EUA se prepara para receber o WorldPride 2025, festival LGBTQ+ com três semanas de muitas festas, debates e visitas a pontos turísticos.

Informações para o trade

Os palestrantes lembraram da cartilha Bem atender: turistas LGBTQIA+, desenvolvida pelos Ministérios do Turismo e Direitos Humanos, que esclarece como se dirigir e tratar as pessoas da comunidade sem que haja uma ação preconceituosa.

Clovis Casemiro, da IGLTA, também ressaltou que o site da entidade disponibiliza diversos guias para os profissionais do trade.

O Portal PANROTAS é media partner do Visit USA 2024.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados