Brasil ganha como melhor queijo da América Latina no World Cheese Awards 2024
Queijo Passionata foi premiado como o melhor queijo da Maérica Latina
O queijo brasileiro Passionata recebeu o prêmio de Melhor Queijo da América Latina no World Cheese Awards, que aconteceu em Portugal, na última semana. Feito com coalho vegetariano e com coalhada lavada com uma infusão de maracujá, o produto impressionou os juízes. Outras vitórias notáveis para o Brasil incluíram 2 medalhas Super Ouro, 3 de Ouro, 9 de Prata e 22 de Bronze.
Organizado pela Guild of Fine Food, o World Cheese Awards é o maior evento do gênero no mundo, dedicado exclusivamente aos queijos, tendo sido inscritos 4.786 queijos de 47 países, nesta 36ª edição do concurso. Ao todo, a premiação conta com 240 juízes provenientes de 39 países, dos quais classificadores, compradores, chefes de cozinha, produtores, retalhistas, profissionais da indústria, jornalistas e influenciadores.
Para garantir uma competição totalmente justa, a avaliação é realizada em provas cegas; os juízes receberam uma breve descrição de cada queijo participante, mas sem a indicação da origem ou do produtor. Em seguida, avaliam os produtos com base em fatores como a aparência da casca e da pasta, o aroma, o corpo, a textura e, principalmente, o sabor e a sensação na boca do queijo.