Karina Cedeño   |   21/05/2024 10:44
Atualizada em 21/05/2024 10:47

Três restaurantes no RJ e SP são recém-premiados com 2 estrelas Michelin

Com Evvai (SP), Lasai (RJ) e Tuju (SP), Brasil duplica número de estabelecimentos nesta categoria


Divulgação
Edição 2024 do Guia foi apresentada oficialmente em cerimônia especial patrocinada pela cidade do Rio de Janeiro e realizada no Copacabana Palace
Edição 2024 do Guia foi apresentada oficialmente em cerimônia especial patrocinada pela cidade do Rio de Janeiro e realizada no Copacabana Palace

A Michelin apresenta a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo 2024. Sendo o primeiro lançamento atualizado após uma pausa de três anos, a edição 2024 do Guia, apresentada oficialmente em cerimônia especial patrocinada pela cidade do Rio de Janeiro e realizada no Copacabana Palace, recomenda um total de 140 restaurantes, dos quais 60 são recém-adicionados ou promovidos dentro da seleção.

Do total:

  • Seis restaurantes receberam duas estrelas Michelin – das quais três são recém-atribuídas;
  • 15 receberam uma estrela Michelin – das quais sete são recém-atribuídas;
  • 37 são distinguidos com um Bib Gourmand – dos quais 12 são novos;
  • Além disso, 38 restaurantes que oferecem cozinha de alta qualidade também foram adicionados à seleção pela primeira vez.

Restaurantes recém-premiados com duas estrelas Michelin

Com Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo), recém-premiados com duas estrelas Michelin, o Brasil duplica o número de estabelecimentos nesta categoria.

Restaurantes com Estrela Verde Michelin

Três restaurantes, todos localizados em São Paulo, recebem pela primeira vez a Estrela Verde Michelin no Brasil. São eles: Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo), recém-premiados com duas estrelas Michelin, Brasil duplica o número de estabelecimentos nesta categoria

- Sete restaurantes receberam uma estrela MICHELIN e 12 foram destacados com um Bib Gourmand

- A Estrela Verde MICHELIN faz sua estreia no Brasil, celebrando os excelentes compromissos sustentáveis de 3 restaurantes

A Michelin apresenta a nova seleção de restaurantes do Guia MICHELIN Rio de Janeiro e São Paulo 2024. Sendo o primeiro lançamento atualizado após uma pausa de três anos, a edição 2024 do Guia, apresentada oficialmente em cerimônia especial patrocinada pela cidade do Rio de Janeiro e realizada no icônico Copacabana Palace, recomenda um total de 140 restaurantes, dos quais 60 são recém-adicionados ou promovidos dentro da seleção.

  • A Casa do Porco, com rebanhos próprios caipiras de raças suínas brasileiras (Sorocaba, Plau, Canastra, Caruncho e Pereira), todos criados com técnicas sustentáveis;
  • A Corrutela, que trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, bem como peixe e carne de origem sustentável, e produz a sua farinha no seu próprio moinho;
  • Tuju, que além da reciclagem, do reaproveitamento de águas pluviais e da compostagem, utiliza produtos sazonais de pequenos produtores locais, principalmente do Estado de São Paulo, e possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.


Doze novos prêmios Bib Gourmand

Dentro da seleção do Guia Michelin, o Bib Gourmand reconhece restaurantes que se destacam pela relação qualidade/preço. Muitas vezes considerados as melhores dicas dos inspetores do Guia Michelin, os restaurantes Bib Gourmand são apreciados pelos gourmets que procuram refeições acessíveis, sem comprometer a qualidade dos produtos e da cozinha.

Com 12 novidades na seleção, o total de restaurantes premiados com Bib Gourmand chega a 37 estabelecimentos. Entre os novos restaurantes consagrados, dois estão localizados no Rio de Janeiro – Brota e Sult – enquanto todos os demais estão sediados em São Paulo: A Baianeira - MASP, Capim Santo, Cora, Cuia, Feriae, Kotori, Mocotó Vila Laopoldina, Nomo, Più Higienópolis, Shihoma Pasta Fresca.

Restaurantes elogiados pelos Inspetores do Guia Michelin

Além dos estabelecimentos premiados com as Estrelas Michelin ou Bib Gourmand, o Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024 também recomenda inúmeros restaurantes, cuja culinária de qualidade convenceu os Inspetores. 38 restaurantes foram adicionados à seleção e juntam-se aos 44 estabelecimentos que os Inspetores Michelin continuam recomendando. Dessas 38 novidades, 15 estão localizadas no Rio de Janeiro e 23 em São Paulo.

Entre eles, há restaurantes que exaltam a gastronomia tradicional brasileira (como Notiê ou Rudä), mas acima de tudo há uma grande variedade de propostas, com inúmeras opções culinárias, como:

  • Japonesa (Haru Sushi, kanoe, Kubo Zushi, Naga, Sushi Leblon etc.);
  • Italiana (Nelita, Paparoto Cucina, Piselli, Simone Ristorante, Vinheria Percussi etc.);
  • Portuguesa (Henriqueta);
  • Espanhola (Izä);
  • Francesa (Mesa do Lado);
  • Peruana (Ama. zo) ou
  • Coreana (Bicol).


Dois prêmios especiais Michelin

Além de recomendar restaurantes de qualidade, o Guia Michelin homenageia profissionais e equipes que impressionaram os Inspetores Michelin. Dois Prêmios Especiais Michelin foram entregues na Cerimônia de 2024:

Prêmio Michelin Sommelier - Maíra Freire (duas estrelas Michelin - Restaurante Lasai, no Rio de Janeiro

No restaurante Lasai, Maíra Freire é responsável pela adega. Recebeu o Prêmio Michelin Sommelier em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação.

Prêmio Michelin Abertura do Ano – Restaurante duas estrelas Michelin - Tuju, em São Paulo

Instalado em novo local e com funcionamento iniciado em setembro do ano passado, o Tuju impressionou os Inspetores Michelin em sua reabertura. Nas novas instalações, o chef Ivan Ralston encontrou o cenário para continuar desenvolvendo sua abordagem culinária.

Lembrando que todas as recomendações do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo estão disponíveis gratuitamente no site e aplicativo móvel do Guia Michelin.

Guia Michelin 2024 Rio de Janeiro e São Paulo em resumo:

São 140 restaurantes recomendados, dos quais:

  • Seis restaurantes com estrelas Michelin (três recém-premiados);
  • 15 restaurantes com uma estrela Mihelin (sete recém-premiados);
  • 37 restaurantes Bib Gourmand (12 recém-premiados);
  • Três restaurantes Michelin Green Star (premiados pela primeira vez);
  • 82 restaurantes selecionados (38 adicionados recentemente).


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados