Artigo: A gastronomia como impulsionadora do Turismo
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, ressalta o papel da gastronomia como impulsionadora do Turismo
É quase impossível pensar em viagem sem pensar na gastronomia do local. Produtores da região, pratos típicos e até atividades imersivas fazem parte da experiência de conhecer um destino e, ainda, contribuir para a sua economia.
Em novo artigo, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressalta o papel da gastronomia como impulsionadora do Turismo. Veja abaixo na íntegra:
A gastronomia como impulsionadora do Turismo
"Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em novos destinos, com o turismo, as pessoas também têm a oportunidade de descobrir a cultura gastronômica dos lugares visitados. As opções são variadas, seja conhecendo produtores da região, provando pratos típicos ou até realizando atividades locais. A gastronomia, sem dúvidas, é uma grande impulsionadora do turismo brasileiro.
Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro - edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.
E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias.
A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.
Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento."
Em novo artigo, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressalta o papel da gastronomia como impulsionadora do Turismo. Veja abaixo na íntegra:
A gastronomia como impulsionadora do Turismo
Alexandre Sampaio*
Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro - edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.
E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias.
A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.
Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento."
*Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).