Vai conhecer a neve? Veja dicas para aproveitar a experiência
Emprotur, responsável pelo Turismo de Bariloche, separou dicas para viajantes
Vai conhecer a neve pela primeira vez? A Emprotur, responsável pelo Turismo de Bariloche, separou algumas dicas para os viajantes.
Com a chegada da neve, que se acumulou no Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul, e a abertura da temporada de inverno 2024 antecipada no mês junho, a Emprotur afirmou que essa promete ser a temporada mais longa de toda a história. Ao todo, o Cerro Catedral possui 1.200 hectares esquiáveis e 58 pistas para todos os níveis.
Confira as dicas abaixo:
Roupas adequadas
Investir em roupas adequadas é essencial para se proteger do frio intenso e das condições climáticas adversas. Casacos impermeáveis, calças térmicas, luvas, gorros e cachecóis ajudam a manter o corpo aquecido e seco. Para quem está preocupado com o excesso de bagagens, é possível alugar roupas de frio na própria cidade.
Vale ressaltar que usar várias camadas de roupas permite ajustar a proteção térmica, conforme a temperatura varia ao longo do dia. As roupas apropriadas também garantem conforto, permitindo aproveitar melhor as atividades ao ar livre.
Proteja-se do sol
O reflexo do sol na neve pode intensificar a radiação UV, tornando-se mais fácil sofrer queimaduras. Protetor solar, óculos de sol e protetor labial são essenciais para proteger a pele e os olhos. Assim é possível prevenir queimaduras e outros danos à pele.
Equipamentos
Se planeja esquiar ou praticar snowboard, a dica é alugar equipamentos de qualidade. Esquis e snowboards, por exemplo, podem ser locados em lojas especializadas, garantindo que você tenha o equipamento correto para o seu tamanho e nível de habilidade. Equipamentos bem ajustados proporcionam mais segurança e desempenho nas pistas, reduzindo o risco de acidentes. As lojas especializadas também oferecem manutenção regular dos itens, assegurando que eles estejam em boas condições de uso.
Aulas de esqui
Para quem nunca esquiou, aulas com instrutores profissionais são altamente recomendadas. Em Bariloche, é possível encontrar pistas de esqui para todos os níveis e aulas para adultos e crianças. Para aprender as técnicas básicas do esqui e garantir a segurança durante a prática, os instrutores profissionais ensinam a postura correta, técnicas de freio e controle, e como evitar lesões. Isso aumenta a confiança do praticante e a segurança nas pistas.
Seguro viagem
Contratar um seguro viagem pode salvar as férias. Não é obrigatório ter um para entrar na Argentina, mas qualquer incidente por lá pode acabar saindo bem caro. Se a ideia for praticar esportes como snowboard e esqui, vale a pena contratar um seguro que cubra acidentes esportivos.
O frio extremo de Bariloche também pode pegar brasileiros de surpresa, causando gripes, problemas musculares e até mesmo hipotermia sem a proteção correta contra as temperaturas negativas da região. Em todos esses casos, um seguro viagem cobre a visita ao médico ou pronto-socorro, exames e até gastos com medicamentos.