Da Redação   |   24/06/2024 12:05
Atualizada em 24/06/2024 12:07

Veja os melhores destinos brasileiros para o inverno

Lista do Ministério do Turismo abrange do nordeste ao sul do País

PANROTAS / Larissa Faria
Gramado (RS) está na lista de melhores destinos para o inverno
Gramado (RS) está na lista de melhores destinos para o inverno

Começou oficialmente, na última quinta-feira (20), a estação mais fria do ano: o inverno. Pensando naqueles que querem viajar e aproveitar o Brasil nesta época, o Ministério do Turismo selecionou alguns destinos que valem a pena conhecer no inverno.

Os melhores destinos para o inverno são:

  • Gramado e Canela (RS)
  • Campos do Jordão (SP)
  • Curitiba (PR)
  • Diamantina e Ouro Preto (MG)
  • Petrópolis e Teresópolis (RJ)
  • Guaramiranga (CE)
  • Guaranhus (PE)

Veja os destaques de cada destino abaixo:

Gramado e Canela (RS)

Com ares e arquitetura de uma cidade europeia, Gramado (RS) acolhe os visitantes com muitas atrações, opções de lazer e o gastronomia local, com influência da culinária alemã. Já Canela é a pedida para quem prefere apreciar um friozinho a dois, tendo no cardápio a produção local de vinhos da região. Vale lembrar que apesar das recentes enchentes em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Gramado e Canela estão com as estruturas preparadas para receber os visitantes. Neste sentido, o MTur está reforçando a campanha “Não Cancele, Reagende!”

Campos do Jordão (SP)

Localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, Campos do Jordão possui arquitetura europeia e fica em meio a montanhas, bosques e florestas de pinheiros. Por lá, os visitantes podem aproveitar a gastronomia local variada, como chocolates e queijos - não à toa, fondues por lá são tendência.

Curitiba (PR)

Também no sul do Brasil, a capital paranaense carrega o título da capital mais fria do país. A cidade tem diversos pontos turísticos em meio à metrópole. Segundo a Agência, é uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.

Diamantina e Ouro Preto (MG)

As históricas cidades de Diamantina e Ouro Preto carregam ares de aconchego e cultura. As baixas temperaturas da região e a bela natureza em volta das cidades tornam-nas bastante convidativas para apreciar a culinária mineira em meio à história do País.

Petrópolis e Teresópolis (RJ)

Na serra fluminense, Teresópolis oferece uma imersão na natureza e ótima gastronomia. A vizinha Petrópolis é mais badalada e carrega todo um ar de antiguidade e história do Brasil Império.

Guaramiranga (CE)

E pra quem achou que o nordeste não entraria nesta lista, se enganou. Apesar da região fazer sucesso por seus destinos de sol e praia, há sim, cidades para fugir do calorão e curtir baixas temperaturas. É o caso de Guaramiranga, no Ceará. A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, que tem visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o próprio nome indica, oferece trilhas na natureza.

Guaranhus (PE)

Pernambuco é outro estado nordestino com destino invernal. A cidade do Agreste pernambucano, Guaranhus, tem até um festival de inverno realizado em julho, que reúne vários artistas locais e de outras partes do País. No ano passado o festival teve um público de mais de um milhão de pessoas e o destino movimenta o público regional principalmente nos finais de semana.


Tópicos relacionados