Embratur e Google fazem parceria focada na presença digital no Turismo
Acordo envolve pequenas e médias empresas do Turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagens
Embratur e Google firmaram hoje, no Rio de Janeiro, uma parceria para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do Turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagens.
A iniciativa oferece workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de fomentar o crescimento do Turismo brasileiro, começando pelo Rio de Janeiro.
“Conecte, engaje e dê seu próximos passo com o Google” é o nome do projeto, que foi apresentado em evento nesta quinta-feira (13), no Sheraton Hotel, em São Conrado, no Rio, e contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do diretor de parcerias do Google, Newton Neto; do presidente da Riotur, Patrick Corrêa; do presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, e de mais de 200 convidados do trade turístico local.
A parceria prevê, além de workshops com dicas para uso de ferramentas do Google – como cardápio digital e reserva de mesas direto pelo aplicativo –, a capacitação de empreendedores para melhor recepcionar visitantes de outros países, fornecendo, por exemplo, informações e menu em mais de um idioma. Os empresários interessados em fortalecer sua presença digital poderão acessar o site do EmbraturLAB e, nele, ter acesso a treinamentos e tutoriais. As dúvidas poderão ser tiradas através do e-mail: embraturlab@embratur.com.br.
É importante destacar que com o perfil empresarial do Google atualizado, a gigante digital melhora a busca e as informações no aplicativo, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a importância desses empreendimentos.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia como positiva a parceria entre a Agência e a gigante tecnológica. “É extremamente importante. Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados já começam a aparecer”, diz.
“Não é importante só para o Google e para a Embratur, é importante para cada dono de bar, para cada dono de restaurante, de hotel, para as agências de viagens, para todos esses operadores que na ponta recebem esse turista estrangeiro. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita através da tecnologia, através do seu computador”, completa.
Freixo lembra aos empreendedores que a digitalização dos destinos turísticos e dos empreendimentos também ajuda os turistas interessados a visitarem o Brasil a conhecerem um pouco do que eles terão à disposição no país. “Então, é essa a parceria, esse é o objetivo: fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo, nossos donos de bares, restaurantes e hotéis, estejam capacitados para esse mundo digital”, lembra.
Pilares da parceria Embratur e Google
Para o diretor de parcerias do Google, Newton Neto, a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros, e a chance de equipar os pequenos e médios empreendedores do trade “no que se refere a criar uma presença online”. “Ter uma presença robusta na internet faz com que pessoas que estão interessadas em visitar destinos, que buscam por um restaurante, um hotel, um passeio, encontrem esses empreendimentos facilmente no Google Maps e na busca do Google. E capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam o seu negócio”, explica.
“A parceria entre Embratur e Google é um passo crucial para impulsionar a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil. Ao fornecer ferramentas, capacitação e visibilidade, essa iniciativa oferece aos empreendedores a oportunidade de expandir seus negócios, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local, promovendo um setor mais competitivo e conectado”, acrescenta Neto.
Vlog do Bafo da Prainha
Os vídeos da ação piloto da parceria, que promoveu a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, foram lançados durante o evento desta quinta, no Sheraton Hotel, no Rio. A ação teve apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ).
Focados no perfil empresarial de Raphael Vidal e na operação do restaurante, os vídeos em formato de vlog apresentam de forma leve e divertida o processo dos workshops e destacam as mudanças implementadas nos perfis do Google Meu Negócio do Bafo da Prainha e outros empreendimentos liderados por Raphael e seu sócio, Davidson.
A intenção é mostrar como funciona o projeto para outros empreendedores. A escolha do participante do piloto levou em conta a relevância do negócio em uma região com grande atratividade turística.
Em uma das filmagens, Vidal destaca a importância da digitalização. “Se eu soubesse um pouquinho antes, a gente teria decolado mais rápido. Participar deste movimento com o Google e com a Embratur foi importantíssimo, e os resultados já aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informações no nosso painel, como reservas e preços. Isso foi uma vantagem enorme pra gente”, afirmou.
O presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, destacou a importância da parceria para o segmento de bares e restaurantes. “A Abrasel tem por objetivo dar a mão para o empresário na jornada dele, desde o nascimento até o desenvolvimento [do negócio], e com o Google, por intermédio da Embratur, a gente é capaz de abrir oportunidades para esses empresários que têm dificuldade de recursos humanos e financeiros para acessar essas ferramentas tecnológicas”, declarou.
Questionado sobre a importância de o projeto começar pelo Rio de Janeiro, Freixo lembra que a capital fluminense é “a grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido”. “Nenhuma cidade do mundo tem esse design que o Rio de Janeiro tem, esse espetáculo de natureza, de cultura, tudo ao mesmo tempo, então é a cidade mais conhecida, a cidade brasileira mais conhecida do mundo e a gente começa por aqui, mas o objetivo é chegar no Brasil inteiro”, antecipou.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, lembrou de outros projetos que têm ajudado a melhorar a experiência turística no Rio, através de parceria com o laboratório de inovação da Embratur. “Realizamos constantes parcerias com o EmbraturLAB e uma das que tem trazido trazido bons resultados são as pesquisas de satisfação do turista por meio QR Codes. Elas nos mostram a percepção deles durante a estadia aqui e permitem que o setor público e privado trabalhem em conjunto na captação e na consolidação do Rio como destino”, citou.