Visit Florida encerra superfam com novos destinos na mente dos operadores
Operadores de sete mercados latino-americanos vivenciaram novas experiências na Flórida
TAMPA – Depois de visitar cinco destinos, com experiências incríveis e inéditas (Miami, onde assistiram a uma corrida Nascar, Fort Lauderdale, St. Pete/Clearwater, St. Augustine, cidade mais antiga dos Estados Unidos, e Crystal River), os operadores latino-americanos convidados pelo Visit Florida para um superfam de uma semana, chegaram a Tampa, onde passaram o sábado. O dia em Tampa incluiu visita ao Florida Aquarium, transfer de táxi aquático, almoço no restaurante Columbia, em Ybor City, compras no International Plaza, e uma noite no evento Howl O Scream, de Halloween, no Busch Gardens Tampa Bay, com direito a passe vip para as casas do terror e as montanhas-russas. A hospedagem foi no hotel Renaissance, ao lado do mall.
Dos mais de 40 operadores, seis eram do Brasil: Georgia Mariano, da Diversa Turismo; Gabriel Cordeiro, da BWT; e Vitor Santos, da Orinter; que fizeram o roteiro por Fort Lauderdale e St. Pete/Clearwater; e Christina Marfará, da FRT; Lucia Motta, da Nice Via Ápia; e Daniela Yoneya, da Agaxtur, que estiveram em St. Augustine e Crystal River.
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e Adrian Bertini, do Ladevi, acompanham os dois grupos com exclusividade.
Em Tampa, todos foram recepcionados pela CEO do Visit Florida, Dana Young, pelo CEO do Visit Tampa Bay, Santiago Corrada, e pelo presidente do Busch Gardens Tampa Bay, Neal Thurman.
No Busch Gardens, os participantes experimentaram a noite do terror Howl-O-Scream, com passe vip para furar filas nas montanhas-russas como Iron Gwazi, Shrikra e Tigris, e nas casas temáticas do evento. O parque estava lotado, por conta de ser o fim de semana que antecede o Halloween, e com muitos visitantes fantasiados no clima da festa das bruxas.
PANROTAS e Ladevi entrevistaram a vice-presidente de Vendas e Marketing do Visit Florida, Lauren Pace, sobre essa experiência inédita de realizar um superfam para operadores latino-americanos. Para ela, todos puderam vivenciar novas experiências e atividades e ainda ver que bem perto de Miami, Orlando e Tampa há destinos incríveis que complementam as visitas aos destinos mais populares e que os latinos já amam há décadas. Ela também prometeu prioridade para os sete mercados latinos em 2023 (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru) e disse que este ano a América Latina já voltou aos primeiros lugares no envio de visitantes à Flórida.
Confira abaixo nosso bate-papo com Lauren e depois veja mais fotos do superfam.
PANROTAS – Como foi a experiência de organizar um superfam inédito para mais de 40 operadores da América Latina?
LAUREN PACE – Foi uma semana intensa e incrível. Pela primeira vez o Visit Florida promoveu um superfam exclusivo para 40 dos principais operadores de sete mercados da América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Todos juntos aqui na Flórida, divididos em dois grupos, e com seis destinos sendo visitados. Começamos em Miami, com a experiência vip na corrida Nascar, já nos playoffs (provas finais) do torneio, e o grupo se dividiu em dois, com o primeiro indo para St. Augustine e Crystal River, e o segundo para Fort Lauderdale e St. Pete/Clearwater. Todos se encontraram novamente na última noite do fam, em Tampa. Foi uma semana para criar laços e conhecer destinos que muitos não estavam familiarizados aqui na Flórida. Fazer um famtour para cada mercado seria mais trabalhoso e levaria mais tempo e conseguimos reunir esses mercados prioritários aqui de uma só vez. Foi incrível.
PANROTAS – E como esses destinos foram selecionados para o megafam Visit Florida?
LAUREN – Nós falamos com nossas agências representantes do Visit Florida em cada país para termos uma ideia de alguns destinos além dos portões de entrada de Miami e Orlando que seriam de interesse dos operadores locais. Fizemos uma lista a partir daí e procuramos os parceiros que poderiam nos ajudar. E todos os destinos mostrados nesse superfam estão nas proximidades desses portões de entrada (Miami e Orlando), para mostrar aos operadores que, obviamente seus passageiros continuarão vindo para Miami e Orlando, destinos que amam, mas há tantos outros produtos e experiências perto, que eles podem adicionar a essas duas grandes cidades. Então o incentivo é para, quando vierem visitar Miami e Orlando fiquem noites a mais e incluam um desses novos destinos nas proximidades. Mostrando que todos podem ver e fazer ainda mais aqui na Flórida.
PANROTAS – O roteiro estava repleto de natureza, experiências gastronômicas locais, cidades menores... Isso tudo foi apontado como tendência do que o passageiro pós-pandemia busca. Vocês estavam com isso em mente também?
LAUREN – Uma das principais características do Turismo na Flórida, e isso nos ajudou a atravessar a pandemia, é que uma enorme quantidade de atrações está ao ar livre, em espaços abertos. Queríamos mostrar um pouco de tudo isso. Na Flórida, você quer estar sob o sol, na água, e experimentar coisas novas. Vocês nadaram com os manatees (peixes-boi), o outro grupo fez uma trilha ao longo da praia em cima de bicicletas elétricas. Há tanta coisa diferente para se fazer na Flórida e diferentes experiências, que os profissionais de Turismo podem realmente customizar o roteiro para seus passageiros.
PANROTAS – Iniciamos a viagem em Miami, principal portão de entrada para os latino-americanos, e terminamos em Tampa, na costa do Golfo, mais para o norte. Vimos como é fácil e prazeroso ir de cidade em cidade, por estradas muito boas. Explorar a Flórida sobre rodas é uma facilidade, certo?
LAUREN – Com certeza. Pegar um carro e explorar a Flórida é muito fácil e conveniente. E algumas dessas cidades contam com o trem, como o Brightline, que sai de Miami, passa por Fort Lauderdale e Palm Beaches e vai chegar em Orlando no começo de 2023. E eventualmente chegará também em Tampa. Há muitas opções de mobilidade no Estado da Flórida.
AMÉRICA LATINA É PRIORIDADE PARA FLÓRIDA
PANROTAS – Qual a importância do mercado latino-americano para a Flórida?
LAUREN – A América Latina é um mercado enorme para a Flórida. Sempre foi um mercado grande e estratégico, contando cada país, e depois da pandemia temos visto um crescimento constante nos números de visitação. Cada um desses mercados é uma grande oportunidade para o Visit Florida. México e Colômbia, por exemplo, têm se destacado e com certeza os brasileiros continuarão vindo repetidas vezes à Flórida. Então todos esses sete mercados são prioridade máxima para nós em 2023.
PANROTAS – Como estão os números de visitação comparados a 2019?
LAUREN – Ainda não voltamos aos números de 2019, isso vai demorar um pouco mais, pois ainda temos questões a serem resolvidas, como a capacidade aérea, a velocidade na emissão de vistos... São as duas maiores preocupações. Mas todos os mercados latino-americanos, no pós-pandemia, já recuperaram os primeiros lugares (no envio de turistas para a Flórida), inclusive passando o Reino Unido.
PANROTAS – Qual é o mercado número um agora?
LAUREN – Nos números de 2021, quando as fronteiras com o Brasil ainda estavam fechadas (elas reabriram somente em novembro), a Colômbia tomou a dianteira. Depois vieram Canadá e México. Peru, Equador e Argentina tiveram ótimos crescimentos. Em 2022, os números já estão se equilibrando em relação ao que tínhamos antes da pandemia. A América Latina está muito forte.
PANROTAS – E quais os planos para 2023?
LAUREN – Começaremos 2023 com o Florida Huddle, em fevereiro, em Palm Beaches, e já temos um número recorde de inscrições do México. Então convido a todos os profissionais da América Latina para se inscreverem e estarem lá conosco. A delegação latino-americana já é maior que a de operadores domésticos. Também estaremos na Anato, na Colômbia, em fevereiro, e iremos visitar, com nossos parceiros da Flórida, todos esses sete mercados em 2023. Teremos eventos de networking, de capacitação, mesas redondas... Estaremos muito próximos do trade latino-americano.
PANROTAS – Qual foi a resposta dos operadores convidados para o superfam?
LAUREN – Todos tiveram uma ótima semana. A maioria visitou destinos que ainda não conheciam e fizeram atividades inéditas para eles. Eles até já tinham ouvido falar dos destinos, como Crystal River, mas nunca tinham estado lá. E se surpreenderam com o que viram e o quão próximos são os destinos. St. Pete/Clearwater está a menos de uma hora de Tampa, por exemplo. E como as praias são lindas e incríveis. Então da próxima vez que seus passageiros vierem para Orlando e fazerem o roteiro de parques temáticos, agora eles podem indicar com mais certeza e clareza que passem alguns dias também nesses outros destinos, com essas experiências incríveis.
A PANROTAS viaja a convite do Visit Florida, com proteção GTA
Veja mais fotos do superfam Visit Florida abaixo
Dos mais de 40 operadores, seis eram do Brasil: Georgia Mariano, da Diversa Turismo; Gabriel Cordeiro, da BWT; e Vitor Santos, da Orinter; que fizeram o roteiro por Fort Lauderdale e St. Pete/Clearwater; e Christina Marfará, da FRT; Lucia Motta, da Nice Via Ápia; e Daniela Yoneya, da Agaxtur, que estiveram em St. Augustine e Crystal River.
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e Adrian Bertini, do Ladevi, acompanham os dois grupos com exclusividade.
Em Tampa, todos foram recepcionados pela CEO do Visit Florida, Dana Young, pelo CEO do Visit Tampa Bay, Santiago Corrada, e pelo presidente do Busch Gardens Tampa Bay, Neal Thurman.
Para Dana Young, essa oportunidade foi única para os operadores experimentarem a diversidade genuína da Flórida, com experiências de diversos tipos e para todos os gostos, que complementam a ida às cidades icônicas de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa, mais conhecidas dos latinos.
No Busch Gardens, os participantes experimentaram a noite do terror Howl-O-Scream, com passe vip para furar filas nas montanhas-russas como Iron Gwazi, Shrikra e Tigris, e nas casas temáticas do evento. O parque estava lotado, por conta de ser o fim de semana que antecede o Halloween, e com muitos visitantes fantasiados no clima da festa das bruxas.
PANROTAS e Ladevi entrevistaram a vice-presidente de Vendas e Marketing do Visit Florida, Lauren Pace, sobre essa experiência inédita de realizar um superfam para operadores latino-americanos. Para ela, todos puderam vivenciar novas experiências e atividades e ainda ver que bem perto de Miami, Orlando e Tampa há destinos incríveis que complementam as visitas aos destinos mais populares e que os latinos já amam há décadas. Ela também prometeu prioridade para os sete mercados latinos em 2023 (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru) e disse que este ano a América Latina já voltou aos primeiros lugares no envio de visitantes à Flórida.
Confira abaixo nosso bate-papo com Lauren e depois veja mais fotos do superfam.
PANROTAS – Como foi a experiência de organizar um superfam inédito para mais de 40 operadores da América Latina?
LAUREN PACE – Foi uma semana intensa e incrível. Pela primeira vez o Visit Florida promoveu um superfam exclusivo para 40 dos principais operadores de sete mercados da América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Todos juntos aqui na Flórida, divididos em dois grupos, e com seis destinos sendo visitados. Começamos em Miami, com a experiência vip na corrida Nascar, já nos playoffs (provas finais) do torneio, e o grupo se dividiu em dois, com o primeiro indo para St. Augustine e Crystal River, e o segundo para Fort Lauderdale e St. Pete/Clearwater. Todos se encontraram novamente na última noite do fam, em Tampa. Foi uma semana para criar laços e conhecer destinos que muitos não estavam familiarizados aqui na Flórida. Fazer um famtour para cada mercado seria mais trabalhoso e levaria mais tempo e conseguimos reunir esses mercados prioritários aqui de uma só vez. Foi incrível.
PANROTAS – E como esses destinos foram selecionados para o megafam Visit Florida?
LAUREN – Nós falamos com nossas agências representantes do Visit Florida em cada país para termos uma ideia de alguns destinos além dos portões de entrada de Miami e Orlando que seriam de interesse dos operadores locais. Fizemos uma lista a partir daí e procuramos os parceiros que poderiam nos ajudar. E todos os destinos mostrados nesse superfam estão nas proximidades desses portões de entrada (Miami e Orlando), para mostrar aos operadores que, obviamente seus passageiros continuarão vindo para Miami e Orlando, destinos que amam, mas há tantos outros produtos e experiências perto, que eles podem adicionar a essas duas grandes cidades. Então o incentivo é para, quando vierem visitar Miami e Orlando fiquem noites a mais e incluam um desses novos destinos nas proximidades. Mostrando que todos podem ver e fazer ainda mais aqui na Flórida.
PANROTAS – O roteiro estava repleto de natureza, experiências gastronômicas locais, cidades menores... Isso tudo foi apontado como tendência do que o passageiro pós-pandemia busca. Vocês estavam com isso em mente também?
LAUREN – Uma das principais características do Turismo na Flórida, e isso nos ajudou a atravessar a pandemia, é que uma enorme quantidade de atrações está ao ar livre, em espaços abertos. Queríamos mostrar um pouco de tudo isso. Na Flórida, você quer estar sob o sol, na água, e experimentar coisas novas. Vocês nadaram com os manatees (peixes-boi), o outro grupo fez uma trilha ao longo da praia em cima de bicicletas elétricas. Há tanta coisa diferente para se fazer na Flórida e diferentes experiências, que os profissionais de Turismo podem realmente customizar o roteiro para seus passageiros.
PANROTAS – Iniciamos a viagem em Miami, principal portão de entrada para os latino-americanos, e terminamos em Tampa, na costa do Golfo, mais para o norte. Vimos como é fácil e prazeroso ir de cidade em cidade, por estradas muito boas. Explorar a Flórida sobre rodas é uma facilidade, certo?
LAUREN – Com certeza. Pegar um carro e explorar a Flórida é muito fácil e conveniente. E algumas dessas cidades contam com o trem, como o Brightline, que sai de Miami, passa por Fort Lauderdale e Palm Beaches e vai chegar em Orlando no começo de 2023. E eventualmente chegará também em Tampa. Há muitas opções de mobilidade no Estado da Flórida.
AMÉRICA LATINA É PRIORIDADE PARA FLÓRIDA
PANROTAS – Qual a importância do mercado latino-americano para a Flórida?
LAUREN – A América Latina é um mercado enorme para a Flórida. Sempre foi um mercado grande e estratégico, contando cada país, e depois da pandemia temos visto um crescimento constante nos números de visitação. Cada um desses mercados é uma grande oportunidade para o Visit Florida. México e Colômbia, por exemplo, têm se destacado e com certeza os brasileiros continuarão vindo repetidas vezes à Flórida. Então todos esses sete mercados são prioridade máxima para nós em 2023.
PANROTAS – Como estão os números de visitação comparados a 2019?
LAUREN – Ainda não voltamos aos números de 2019, isso vai demorar um pouco mais, pois ainda temos questões a serem resolvidas, como a capacidade aérea, a velocidade na emissão de vistos... São as duas maiores preocupações. Mas todos os mercados latino-americanos, no pós-pandemia, já recuperaram os primeiros lugares (no envio de turistas para a Flórida), inclusive passando o Reino Unido.
PANROTAS – Qual é o mercado número um agora?
LAUREN – Nos números de 2021, quando as fronteiras com o Brasil ainda estavam fechadas (elas reabriram somente em novembro), a Colômbia tomou a dianteira. Depois vieram Canadá e México. Peru, Equador e Argentina tiveram ótimos crescimentos. Em 2022, os números já estão se equilibrando em relação ao que tínhamos antes da pandemia. A América Latina está muito forte.
PANROTAS – E quais os planos para 2023?
LAUREN – Começaremos 2023 com o Florida Huddle, em fevereiro, em Palm Beaches, e já temos um número recorde de inscrições do México. Então convido a todos os profissionais da América Latina para se inscreverem e estarem lá conosco. A delegação latino-americana já é maior que a de operadores domésticos. Também estaremos na Anato, na Colômbia, em fevereiro, e iremos visitar, com nossos parceiros da Flórida, todos esses sete mercados em 2023. Teremos eventos de networking, de capacitação, mesas redondas... Estaremos muito próximos do trade latino-americano.
PANROTAS – Qual foi a resposta dos operadores convidados para o superfam?
LAUREN – Todos tiveram uma ótima semana. A maioria visitou destinos que ainda não conheciam e fizeram atividades inéditas para eles. Eles até já tinham ouvido falar dos destinos, como Crystal River, mas nunca tinham estado lá. E se surpreenderam com o que viram e o quão próximos são os destinos. St. Pete/Clearwater está a menos de uma hora de Tampa, por exemplo. E como as praias são lindas e incríveis. Então da próxima vez que seus passageiros vierem para Orlando e fazerem o roteiro de parques temáticos, agora eles podem indicar com mais certeza e clareza que passem alguns dias também nesses outros destinos, com essas experiências incríveis.
A PANROTAS viaja a convite do Visit Florida, com proteção GTA
Veja mais fotos do superfam Visit Florida abaixo