Como as empresas de receptivo lidam com a evolução do coronavírus
Receptivos contam como tem lidado com o momento atípico causado pela expansão do coronavírus.
Indústria profundamente afetada pela evolução do novo coronavírus no Brasil, o Turismo, em seus diversos segmentos, sente os efeitos da pandemia. E, assim como em outras atividades, as empresas que prestam serviços de receptivo, já começaram a adotar medidas que aplaquem os efeitos desse momento atípico. Na lista abaixo, o Portal PANROTAS enumera algumas ações em vigor ou implementação nas empresas desse segmento.
BROCKER TURISMO
Com atuação concentrada na Serra Gaúcha, a empresa deu férias coletivas aos colaboradores sexagenários e implementou trabalho em regime home office para os funcionários que atuam nos setores de atendimento para vendas, financeiro e TI. Às equipes que trabalham no contato direto com o cliente, como os guias e atendimento nas lojas, a empresa oferece produtos para limpeza constante como álcool gel, luvas e máscaras.
Alguns passeios e roteiros deixaram temporariamente de funcionar em função do fechamento de alguns parques e áreas públicas. A tradicional decoração de Páscoa em Gramado e Canela, por exemplo, será mantida mas sem atrações que gerem aglomeração de pessoas.
"A cada dia as coisas mudando e vamos entendendo melhor a situação, tendo melhor noção de como trabalhar. Notamos uma queda grande nos eventos da região mas no lazer ainda recebemos alguns clientes", comenta a diretora do grupo, Any Brocker. A executiva acrescenta que as empresas que lidam com o Turismo na região tem atuado muito próximas ao poder público.
GROU TURIMO
A baiana Grou Turismo começou implementando um processo mais criterioso de higienização nos veículos da frota e segue atendendo seus clientes conforme as possibilidades que os destinos oferecem. Em Salvador, por exemplo, muitas atrações já estão fechadas e por isso as opções turísticas são limitadas a áreas de ar livre e espaços privados. "Estamos seguindo a orientação do poder público e seguimos operando na medida do possível", relata o gerente de Marketing Iuri Barreto.
A empresa também trabalha no levantamento de dados para entender quais funcionários podem ou devem trabalhar de casa.
Na sede portuguesa da Grou a situação é um pouco diferente. Lá as atividades, com exceção dos traslados, estão suspensas até 9 de abril e os colaboradores atuam de casa.
LUCK RECPTIVO
"Diante do cenário em que estamos vivendo, decidimos que vamos suspender a operação dos passeios a partir de segunda (23), cumprindo com os vendidos até o dia anterior (em Recife, já vamos suspender a partis de sábado (21), mantendo os passeios de amanhã (20), e em Salvador amanhã já não termos passeios). Translados de chegada e saída seguirão acontecendo para atender quem precisa chegar aos seus destinos.
Acreditamos que esta é a decisão mais sensata a ser tomada para que possamos retornar o mais breve possível e mostrar o melhor que cada um dos nossos destinos tem a oferecer.
Entendemos que esse é o momento de abrirmos mão da nossa maior missão: transformar viagens em histórias inesquecíveis, em prol da nossa nação".
TURISTUR
A Turistur trabalha de caso a caso para entender que colaboradores vão sair de férias ou seguir trabalhando em home office. Em linhas gerais, a empresa pediu para que os guias fiquem em casa e quem trabalha em áreas administrativas façam suas tarefas remotamente. Desligamentos de funcionários estão fora dos planos e a orientação de momento.
A empresa teve muitos dos seus passeios e roteiros paralisados pois as atrações turísticas fecharam as portas. O serviço de translado, no entanto, segue ocorrendo. "Estamos aguardando o posicionamento oficial da prefeitura para saber tomas mais decisões", comenta a diretora Comercial, Fernanda Sturmer.
VENTO SUL
Por ora, a equipe da Vento Sul segue trabalhando normalmente mas a tendência é que nos próximos dias isso aconteça em regime home office. No trato com os clientes a empresa oferece um ano para a remarcação de datas para passeis e pede para que os viajantes não cancelem mas adiem seus compromissos.
BROCKER TURISMO
Com atuação concentrada na Serra Gaúcha, a empresa deu férias coletivas aos colaboradores sexagenários e implementou trabalho em regime home office para os funcionários que atuam nos setores de atendimento para vendas, financeiro e TI. Às equipes que trabalham no contato direto com o cliente, como os guias e atendimento nas lojas, a empresa oferece produtos para limpeza constante como álcool gel, luvas e máscaras.
Alguns passeios e roteiros deixaram temporariamente de funcionar em função do fechamento de alguns parques e áreas públicas. A tradicional decoração de Páscoa em Gramado e Canela, por exemplo, será mantida mas sem atrações que gerem aglomeração de pessoas.
"A cada dia as coisas mudando e vamos entendendo melhor a situação, tendo melhor noção de como trabalhar. Notamos uma queda grande nos eventos da região mas no lazer ainda recebemos alguns clientes", comenta a diretora do grupo, Any Brocker. A executiva acrescenta que as empresas que lidam com o Turismo na região tem atuado muito próximas ao poder público.
GROU TURIMO
A baiana Grou Turismo começou implementando um processo mais criterioso de higienização nos veículos da frota e segue atendendo seus clientes conforme as possibilidades que os destinos oferecem. Em Salvador, por exemplo, muitas atrações já estão fechadas e por isso as opções turísticas são limitadas a áreas de ar livre e espaços privados. "Estamos seguindo a orientação do poder público e seguimos operando na medida do possível", relata o gerente de Marketing Iuri Barreto.
A empresa também trabalha no levantamento de dados para entender quais funcionários podem ou devem trabalhar de casa.
Na sede portuguesa da Grou a situação é um pouco diferente. Lá as atividades, com exceção dos traslados, estão suspensas até 9 de abril e os colaboradores atuam de casa.
LUCK RECPTIVO
"Diante do cenário em que estamos vivendo, decidimos que vamos suspender a operação dos passeios a partir de segunda (23), cumprindo com os vendidos até o dia anterior (em Recife, já vamos suspender a partis de sábado (21), mantendo os passeios de amanhã (20), e em Salvador amanhã já não termos passeios). Translados de chegada e saída seguirão acontecendo para atender quem precisa chegar aos seus destinos.
Acreditamos que esta é a decisão mais sensata a ser tomada para que possamos retornar o mais breve possível e mostrar o melhor que cada um dos nossos destinos tem a oferecer.
Entendemos que esse é o momento de abrirmos mão da nossa maior missão: transformar viagens em histórias inesquecíveis, em prol da nossa nação".
TURISTUR
A Turistur trabalha de caso a caso para entender que colaboradores vão sair de férias ou seguir trabalhando em home office. Em linhas gerais, a empresa pediu para que os guias fiquem em casa e quem trabalha em áreas administrativas façam suas tarefas remotamente. Desligamentos de funcionários estão fora dos planos e a orientação de momento.
A empresa teve muitos dos seus passeios e roteiros paralisados pois as atrações turísticas fecharam as portas. O serviço de translado, no entanto, segue ocorrendo. "Estamos aguardando o posicionamento oficial da prefeitura para saber tomas mais decisões", comenta a diretora Comercial, Fernanda Sturmer.
VENTO SUL
Por ora, a equipe da Vento Sul segue trabalhando normalmente mas a tendência é que nos próximos dias isso aconteça em regime home office. No trato com os clientes a empresa oferece um ano para a remarcação de datas para passeis e pede para que os viajantes não cancelem mas adiem seus compromissos.