Como a pandemia afetou o consumo dos brasileiros
O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo Epidemia e Consumo na Era da Pandemia
O Instituto Locomotiva lançou na semana passada o estudo “Epidemia e Consumo na Era da Pandemia”, com o objetivo de oferecer um panorama sobre a atual situação econômica do Brasil, enfatizando o processo de consumo em tempos de distanciamento físico e crise financeira.
As principais abordagens apresentadas no relatório tratam da atividade econômica, do empobrecimento e do desemprego dos brasileiros. Isso porque os efeitos são expressivos não só no mercado financeiro, mas também no comércio, que demonstra reações incomuns.
Segundo a pesquisa, 72% dos brasileiros não têm dinheiro guardado para enfrentar uma semana de crise e 86% terão dificuldades em comprar itens básicos se ficarem em casa sem renda.
O estudo também mostra que 58% dos brasileiros economicamente ativos estão com alguma conta em atraso e 36% com nome sujo.
Para 62% dos entrevistados pelo Instituto Locomotiva, a renda diminuiu após a crise; 25% mantiveram a renda de antes da crise; 11% não têm mais renda e 2% aumentaram seus ganhos.
A pesquisa também traz dados da economia do País e os riscos setoriais, com Viagens e Turismo no topo entre os mais impactados no cenário de crise.
Confira o estudo completo clicando aqui.