Aeroporto de Congonhas adota ônibus elétricos para transporte de passageiros
Frota, que é a primeira do tipo no Brasil, conta com dez unidades que não emitem CO2 e geram zero ruído

A partir de hoje (19), o Aeroporto de Congonhas passa a contar com uma frota de ônibus elétricos, a primeira do tipo no Brasil. A Aena, operadora do aeroporto, adquiriu dez unidades para realizar o transporte de passageiros entre o terminal e áreas de embarque e desembarque remoto. Com 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 pessoas, os novos veículos prometem maior conforto e acessibilidade.
A iniciativa faz parte do compromisso da Aena com a sustentabilidade. A frota elétrica, que não emite CO2 e gera zero ruído, deve evitar a emissão de cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano, o que representa 25% da emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.
Os ônibus foram desenvolvidos em parceria com a TEVX Higer e operaram em testes em 2023. Além da sustentabilidade, os veículos oferecem facilidades como piso baixo, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB e ar-condicionado ecológico.
Com autonomia de 300 quilômetros por carga e recarga em até três horas, os ônibus fazem parte de um projeto inédito no Brasil, que inclui uma central de carregamento capaz de abastecer até seis veículos simultaneamente.