Laura Enchioglo   |   23/01/2025 11:36

Sustentabilidade no Turismo ainda esbarra em custo, destaca relatório do WTTC

Pesquisa trabalha a lacuna entre o desejo dos viajantes pela sustentabilidade e seus comportamentos


Divulgação
Relatório do WTTC oferece recomendações para ajudar a indústria a superar essa lacuna entre sustentabilidade e custo
Relatório do WTTC oferece recomendações para ajudar a indústria a superar essa lacuna entre sustentabilidade e custo

O WTTC divulgou durante a Fitur 2025, em Madri, seu mais novo relatório que trabalha a lacuna entre o desejo dos viajantes pela sustentabilidade e seus comportamentos de fato.

O estudo, com base em uma pesquisa com mais de dez mil entrevistados, categorizou os viajantes em seis segmentos de consumidores, que vão desde os ecologicamente conscientes “Hopeful Worriers” até os desengajados “Climate Change Agnostics”. Cada grupo vem com comportamentos, prioridades e barreiras únicas para selecionar escolhas sustentáveis.

Prioridades dos viajantes: custo x sustentabilidade

De acordo com os dados, custo e qualidade continuam sendo as prioridades dominantes para os viajantes, superando as considerações de sustentabilidade. Em todos os segmentos de consumidores, mais de 50% dizem que o custo é o fator mais importante que influencia as decisões de compra, enquanto cerca de 30% priorizam a qualidade.

Em contrapartida, a sustentabilidade é um fator primordial apenas para uma pequena parcela, variando de 11% a 7%, mesmo entre os grupos mais conscientes acerca do meio ambiente.

A falta de visibilidade também continua sendo uma barreira significativa para o progresso, segundo o estudo. Mais de 10% dos entrevistados relataram nenhuma exposição a mensagens ou informações de sustentabilidade por meio de qualquer canal, incluindo mídia convencional, redes sociais ou iniciativas conduzidas pela comunidade.

Para a presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, os viajantes podem se importar com a sustentabilidade, mas, quando vão comprar viagens, o custo e a qualidade "são reis".

"Os clientes esperam que as empresas criem opções sustentáveis acessíveis, mas muitas empresas do WTTC inspiram mudanças – seja recriando recifes de corais ou reduzindo o desperdício de alimentos. Os clientes se envolvem com marcas que têm valores fortes"

Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC

As recomendações do WTTC

O relatório do WTTC oferece recomendações para ajudar a indústria a superar essa lacuna, convocando as empresas a liderar pelo exemplo, fazendo parcerias sempre que possível com outras empresas e governos em iniciativas de sustentabilidade.

Recomendações:

  • Destacar os benefícios econômicos e pessoais das viagens sustentáveis;
  • Garantir que as opções ecológicas sejam simples e convenientes para os consumidores;
  • Introduzir programas de recompensa para motivar a ação em todos os níveis.


Além disso, o marketing personalizado que fala diretamente aos valores e necessidades de consumidores individuais demonstrou aumentar significativamente o engajamento em diferentes segmentos.

O WTTC também destacou empresas de viagens e Turismo que estão adotando ativamente práticas sustentáveis e comunicando-as aos consumidores, como Intrepid Travel, Iberostar e Hilton.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados