Setor de Viagens e Turismo reduz emissões globais de CO2 em 2023
Uso de fontes de energia de baixo carbono aumentou de 5,1% em 2019 para 5,9% em 2023
O setor de Viagens e Turismo foi responsável por 6,7% de todas as emissões globais de CO2 em 2023, volume abaixo dos 7,8% registrados em 2019, no auge do segmento, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
A pesquisa mostra uma conquista importante com a contribuição econômica do setor crescendo mais rápido do que seu impacto ambiental. No ano passado, a contribuição de Viagens e Turismo para o PIB global quase atingiu os níveis pré-pandêmicos em US$ 9,9 trilhões, apenas 4% abaixo do pico do setor.
"Nosso setor está provando que podemos crescer de forma responsável. Estamos desvinculando o crescimento das emissões, já que o setor está se expandindo economicamente enquanto reduz sua pegada ambiental. Este é um momento decisivo, provando que inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas na formação do futuro do turismo global"
Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC
Os aumentos no uso de energia renovável e as reduções na dependência de combustíveis fósseis permanecem modestos, destacando a necessidade de uma ação mais decisiva. Em 2023, a dependência do setor de fontes de energia de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) caiu de 90%, em 2019, para 88,2%.
Por outro lado, o uso de fontes de energia de baixo carbono (nuclear e renováveis) aumentou de 5,1% em 2019 para 5,9% em 2023, refletindo os esforços contínuos para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.