Veja tendências para o futuro das viagens corporativas, trazidas pelo Avipam Talks
Palestra da futurista Daniela Klaiman, que falou sobre Wellness e o Futuro das Viagens Corporativas
A Avipam realizou ontem (27), no Grand Hyatt São Paulo, o evento Avipam Talks, que reúne clientes da TMC de várias partes do Brasil, além de parceiros. Um dos conteúdos apresentados aos participantes foi a palestra da futurista Daniela Klaiman, que falou sobre "Wellness e o Futuro das Viagens Corporativas".
De acordo com Daniela, o cenário global atual traz os seguintes acontecimentos e tendências:
Crise financeira
Com a crise gerada pela Covid-19 e a tentativa de recuperação, há uma instabilidade no mercado, com o aumento de de taxas (como a Selic, por exemplo), o que afeta os gastos e a forma como as pessoas consomem. Nesse contexto, a inflação pode trazer um cenário de instabilidade.
Mudança climática
Eventos climáticos extremos estão acontecendo pelo mundo e isso impacta o mercado de viagens corporativas. As estações não são mais definidas e isso traz uma imprevisibilidade para as viagens. Por exemplo, com as enchentes na Espanha, as viagens para o destino podem ter que ser canceladas ou reagendadas, levando em conta também questões relacionadas ao seguro. É preciso pensar em outros tipos de seguro, remarcação, e tudo isso vai mudar o cronograma de viagens.
Conflitos descentralizados
Hoje temos 68 conflitos ativos acontecendo no mundo, em regiões diferentes, e isso gera incertezas. É preciso saber se está perigoso entrar em determinados países ou se o cronograma de viagens pode ser mantido. Entender que a situação está mais inconstante do que nunca gera a necessidade de monitorar os viajantes mais de perto.
Era da pós-verdade
A Inteligência Artificial está mudando a forma se consome conteúdo. Hoje, 57% dos conteúdos postados nas redes sociais são criados por IA e isso fará com que questionemos se as informações são verdade ou não.
Longevidade
O mercado de trabalho terá pessoas com idade avançada trabalhando, considerando que a próxima geração já vai viver pelo menos 120 anos. Essas pessoas terão disposição e e serão super conectados, sendo a tecnologia fator primordial.
Crise de saúde mental
Nunca houve números tão altos de bornout, síndrome do pânico e solidão e é importante estar atento a essas questões
Descentralização da jornada
O futuro será do trabalho híbrido e remoto, com pessoas circulando pelo mundo enquanto trabalham. Por isso, as empresas devem estar atentas e fornecer estrutura necessária para que os executivos possam trabalhar remotamente. Hoje há hotéis com apartamentos para morar e que oferecem espaços compartilhados, com lavanderia etc, e hotéis com estrutura de apartamento, que oferecem cozinha e outros ambientes para que o hóspede se sinta em casa. É importante a adaptação a essa tendência, considerando que as pessoas estarão descentralizadas.
Jornada do bem-estar em alta
Daniela também destacou que Inner welness Journey (jornada de bem-estar) está em alta e se fortalecerá nos próximos anos. “É preciso oferecer às pessoas um momento de reconexão consigo mesmas. Hoje os hotéis já oferecem aulas de yoga, meditação, e isso faz parte da jornada do viajante. Pacotes para fazer rituais de bem-estar estarão em alta”