Filip Calixto   |   04/02/2025 09:01

Iata apresenta metodologia para contabilizar e reportar emissões de SAF

Publicação é uma etapa na preparação do SAF Registry (Registro SAF) da IATA, que deve ser lançado em abril

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O SAF é um componente essencial para que as empresas aéreas atinjam a meta de zero emissão líquida de carbono até 2050
O SAF é um componente essencial para que as empresas aéreas atinjam a meta de zero emissão líquida de carbono até 2050

A Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional) divulgou recentemente sua metodologia para contabilizar e reportar a redução de emissões associada ao uso de combustível de aviação sustentável (SAF) pelas companhias aéreas. A iniciativa visa garantir uma abordagem precisa e transparente para a contabilização das emissões, com foco na descarbonização da aviação.

O SAF é um componente essencial para que as empresas aéreas atinjam a meta de zero emissão líquida de carbono até 2050. A metodologia tem como objetivo assegurar que as contribuições do SAF para a redução das emissões sejam contabilizadas de forma consistente e de acordo com os padrões globais.

Essa divulgação faz parte da preparação para o lançamento do SAF Registry (Registro SAF) da Iata, previsto para abril de 2025. O registro será um elemento-chave para a criação de um mercado global funcional de SAF.

Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade da Iata, destacou que a metodologia permitirá às empresas aéreas contabilizar os benefícios ambientais das compras de SAF de maneira uniforme, independentemente de sua localização, garantindo transparência e evitando a dupla contagem. "Isso é essencial para criar um mercado global de SAF robusto e confiável", afirmou.

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Principais recursos da metodologia

  • Cálculos de emissões baseados nas compras de SAF, sem considerar a cadeia de custódia ou os locais de uso, alinhados à abordagem CORSIA da OACI.
  • Fatores de emissões opcionais tank-to-wake (TTW) ou well-to-wake (WTW) para atender a diferentes requisitos regulatórios e voluntários.
  • Contabilização consistente para atender tanto a necessidades regulatórias quanto voluntárias.
  • Ausência de pré-julgamento sobre decisões de adicionalidade das empresas, desde que não haja contagem dupla das reduções de emissões.
  • Orientação para cálculos de emissões por passageiro e por remessa de carga.

Princípios fundamentais

  • Igualdade na contabilização do SAF.
  • Prevenção de contagem dupla.
  • Integridade das informações ambientais e relatórios elaborados.
  • Dados transparentes e verificáveis.

A metodologia foi desenvolvida com a colaboração de mais de 40 especialistas de empresas aéreas ao redor do mundo, independentemente do tipo de matéria-prima ou tecnologia do combustível. Ela complementa os sistemas internacionais existentes, reforçando a consistência sem duplicar esforços.

A Iata reforça que a metodologia visa facilitar o cumprimento das obrigações regulatórias e voluntárias das empresas aéreas e fortalecer o mercado de SAF.

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