Iata apresenta metodologia para contabilizar e reportar emissões de SAF
Publicação é uma etapa na preparação do SAF Registry (Registro SAF) da IATA, que deve ser lançado em abril
A Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional) divulgou recentemente sua metodologia para contabilizar e reportar a redução de emissões associada ao uso de combustível de aviação sustentável (SAF) pelas companhias aéreas. A iniciativa visa garantir uma abordagem precisa e transparente para a contabilização das emissões, com foco na descarbonização da aviação.
O SAF é um componente essencial para que as empresas aéreas atinjam a meta de zero emissão líquida de carbono até 2050. A metodologia tem como objetivo assegurar que as contribuições do SAF para a redução das emissões sejam contabilizadas de forma consistente e de acordo com os padrões globais.
Essa divulgação faz parte da preparação para o lançamento do SAF Registry (Registro SAF) da Iata, previsto para abril de 2025. O registro será um elemento-chave para a criação de um mercado global funcional de SAF.
Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade da Iata, destacou que a metodologia permitirá às empresas aéreas contabilizar os benefícios ambientais das compras de SAF de maneira uniforme, independentemente de sua localização, garantindo transparência e evitando a dupla contagem. "Isso é essencial para criar um mercado global de SAF robusto e confiável", afirmou.
Principais recursos da metodologia
- Cálculos de emissões baseados nas compras de SAF, sem considerar a cadeia de custódia ou os locais de uso, alinhados à abordagem CORSIA da OACI.
- Fatores de emissões opcionais tank-to-wake (TTW) ou well-to-wake (WTW) para atender a diferentes requisitos regulatórios e voluntários.
- Contabilização consistente para atender tanto a necessidades regulatórias quanto voluntárias.
- Ausência de pré-julgamento sobre decisões de adicionalidade das empresas, desde que não haja contagem dupla das reduções de emissões.
- Orientação para cálculos de emissões por passageiro e por remessa de carga.
Princípios fundamentais
- Igualdade na contabilização do SAF.
- Prevenção de contagem dupla.
- Integridade das informações ambientais e relatórios elaborados.
- Dados transparentes e verificáveis.
A metodologia foi desenvolvida com a colaboração de mais de 40 especialistas de empresas aéreas ao redor do mundo, independentemente do tipo de matéria-prima ou tecnologia do combustível. Ela complementa os sistemas internacionais existentes, reforçando a consistência sem duplicar esforços.
A Iata reforça que a metodologia visa facilitar o cumprimento das obrigações regulatórias e voluntárias das empresas aéreas e fortalecer o mercado de SAF.