Sita lança solução de segurança cibernética para aeroportos e aéreas
Intuito da tecnologia é garantir que terminais e companhias estejam dentro dos padrões de segurança
A Sita anunciou o lançamento de uma solução de segurança cibernética, a Sita Managed NAC (Network Access Control, em inglês), desenvolvida para proteger a infraestrutura de missão crítica de aeroportos e companhias aéreas.
A nova solução tem o objetivo de proteger comunicações de rede local (LAN) e sem fio, com camadas adicionais de verificações de identificação e segmentação de rede. O intuito é garantir que os terminais e as companhias aéreas estejam em conformidade com os padrões de segurança do setor, mantendo a eficiência operacional e protegendo os sistemas de passageiros.
“A demanda por controles de acesso às redes seguras e confiáveis está mais alta do que nunca, especialmente em aeroportos, onde a segregação de tráfego e dispositivos é primordial em diferentes áreas da infraestrutura aeroportuária e zonas de segurança”, explica o SVP da Sita para Comunicações e Intercâmbio de Dados (CDE), Martin Smillie.
“À medida que as ameaças externas à plataforma digital aumentam, essa solução garantirá que os sistemas de comunicação essenciais se mantenham ativos, com proteções integradas em pontos de acesso e switches. A Sita Managed NAC oferece visibilidade e controle completos sobre as redes de comunicação, permitindo que os clientes monitorem quem, o que, quando e de onde o acesso está sendo feito”, acrescenta.
A ferramenta oferece controle granular sobre o acesso à rede, recursos detalhados de registro e a capacidade de colocar em quarentena dispositivos que não estejam em conformidade.
Solicitações de acesso são autenticadas
Projetada para se integrar ao produto SitaCampus Network, já existente, a Sita Managed NAC visa aprimorar o gerenciamento de rede, oferecendo controle de acesso baseado em identidade e aplicação de políticas com base na plataforma ISE (Mecanismo de Serviços de Identidade, em tradução livre) da Cisco.
Utilizando um modelo de segurança Zero Trust (Confiança Zero, em tradução livre), cada solicitação de acesso é autenticada, autorizada e continuamente validada, garantindo que somente usuários e dispositivos verificados possam se conectar à rede. Com isso, o sistema reduz significativamente o risco de acesso não autorizado e possíveis violações.