Rodrigo Vieira   |   19/07/2024 08:06
Atualizada em 19/07/2024 17:03

Apagão cibernético global gera atrasos e cancelamentos de voos

Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 1.390 já foram cancelados globalmente

iStock/Converse
Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 4.295 já foram cancelados globalmente
Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 4.295 já foram cancelados globalmente

Aeroportos dos Estados Unidos e da Europa reportam atrasos e cancelamentos de voos desde as primeiras horas desta sexta-feira (19). Mais problemas podem vir a ocorrer ao longo do dia. Isso porque um apagão cibernético global relacionado à empresa de segurança digital CrowdStrike afetou sistemas de informática em várias esferas no mundo todo.

Há reportes de falhas e mau funcionamento de serviços bancários, de saúde, de comunicação e em outras esferas no mundo todo. A CrowdStrike é uma das fornecedoras da Microsoft, e usuários de Windows relatam problemas.

A recomendação é de que agentes de viagens e passageiros chequem com frequência o status de seus voos com as companhias aéreas e, se possível, antecipar a chegada ao aeroporto.

Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, cerca de 4,3 mil já foram cancelados em todo o mundo de acordo com o boletim da Cirium de 14h (horário de Brasília). Mais partidas ainda podem sofrer alterações ao longo de todo o dia.

Em nota, a CrowdStrike aponta estar corrigindo o erro e que nas próximas horas devem se normalizar. A falha só é apresentada em sistemas ligados ao Windows, da Microsoft.

No Brasil, o transporte aéreo ainda não apresenta grandes transtornos, mas com uma paralisação de proporções consideráveis no Exterior, é possível que venha a ocorrer. O Portal PANROTAS procurou as principais companhias aéreas brasileiras:

Voos da Azul em meio ao apagão cibernético

A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes.

Passageiros da Azul relatam contratempos com a operação em Congonhas, em que o check-in está tendo de ser feito manualmente em alguns casos. Também há apontamentos de atrasos em alguns poucos voos da Azul em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O Aeroporto RIOgaleão informa que neste momento há quatro voos atrasados da Azul, mas os sistemas do terminal operam normalmente. O RIOgaleão recomenda que os passageiros busquem a própria Azul para obter mais informações.

Voos da Gol em meio ao apagão cibernético

Procurada, a Gol aponta que os sistemas e as operações da companhia nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.

Voos da Latam em meio ao apagão cibernético

A Latam comunica à PANROTAS que "sua operação está funcionando normalmente e que não foi afetada pela falha global da CrowdStrike, fornecedora da Microsoft". A companhia acrescenta que "reitera seu compromisso com a segurança como um valor inegociável em suas operações, buscando sempre proteger a integridade e o bem-estar dos passageiros, e reforça que continuará acompanhando de perto a situação".

Atualizaremos essa e outras possíveis notícias sobre o tema no Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados