Latam adere ao e-Signature e moderniza manutenção de aeronaves
A companhia deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano e reduzirá atividades manuais
A Latam Brasil acaba de ser autorizada pela Anac para utilizar em toda a sua frota o e-Signature, o sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. Com essa medida, a companhia garante que deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano e reduzirá processos e atividades manuais, ampliando a produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas de aeronaves nos aeroportos onde opera no País.
A frota atual da Latam Brasil é composta por 132 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787). A certificação da Anac atesta que a companhia atende a todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da agência para utilizar sistemas digitais em substituição aos documentos em papel.
Conforme aponta Mauro Jun, diretor de Qualidade da Latam Brasil, “atualmente, somos a única companhia a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que operamos no País. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos.”
COMO O E-SIGNATURE TORNA A MANUTENÇÃO DA LATAM BRASIL MAIS EFICIENTE
O e-Signature substituiu o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, além de limpeza e inspeções diárias e mensais. De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico. Isso se faz necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período em que as ações foram realizadas.
Agora, os 716 mecânicos de manutenção programada da companhia, sendo 700 da Latam Brasil e 16 da Latam Cargo, têm à disposição iPads e tablets para receber as ordens de serviço e consultar os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui sua assinatura usando um pin individual e intransferível. A companhia investiu cerca de 530 mil dólares no projeto e-Signature, liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção, da Latam Brasil, incluindo, por exemplo, a compra de 438 dispositivos eletrônicos.
A frota atual da Latam Brasil é composta por 132 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787). A certificação da Anac atesta que a companhia atende a todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da agência para utilizar sistemas digitais em substituição aos documentos em papel.
Conforme aponta Mauro Jun, diretor de Qualidade da Latam Brasil, “atualmente, somos a única companhia a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que operamos no País. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos.”
COMO O E-SIGNATURE TORNA A MANUTENÇÃO DA LATAM BRASIL MAIS EFICIENTE
O e-Signature substituiu o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, além de limpeza e inspeções diárias e mensais. De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico. Isso se faz necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período em que as ações foram realizadas.Agora, os 716 mecânicos de manutenção programada da companhia, sendo 700 da Latam Brasil e 16 da Latam Cargo, têm à disposição iPads e tablets para receber as ordens de serviço e consultar os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui sua assinatura usando um pin individual e intransferível. A companhia investiu cerca de 530 mil dólares no projeto e-Signature, liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção, da Latam Brasil, incluindo, por exemplo, a compra de 438 dispositivos eletrônicos.