Gol lança primeira robô de atendimento da América Latina
A companhia aérea iniciou as operações com a Gal, uma robô de atendimento ao cliente que ficará disponível no aeroporto de Guarulhos. Clique aqui para saber mais.
A Gol apresentou hoje (22) a versão materializada da sua assistente virtual, a Gal, que irá prestar atendimento aos clientes da companhia que viajarem pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Mapeada para responder 50 perguntas, a robô foi idealizada após uma viagem do diretor de Tecnologia da Gol, Paulo Palaia, à China, onde ele conheceu a tecnologia da UBTech - empresa chinesa especializada em robôs e humanoides.
Emerson Souza
Paulo Palaia, diretor de Tecnologia, Flavia Segura, gerente de Governança, Carolina Trancucci, head de Produtos, Experiências e Relacionamento com o Cliente, e José Luiz Belixior, diretor de Aeroportos
No Brasil, a Gal foi desenvolvida pela Pluginbot - primeira startup a integrar chatbots, robôs e humanoides a uma plataforma que usa tecnologia cognitiva.
“A Gol sempre foi pioneira na busca de soluções inovadoras para entregar valor, facilitar e agilizar os processos de viagem. Estamos muito orgulhosos em ser a primeira companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual Gal, em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto. Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes situações”, explica Palaia.
A robô ficará em período de experiência por 30 dias. Neste espaço de tempo, a companhia aérea vai entender a demanda do público e receptividade com a nova tecnologia. Por ora, além de esclarecer questões e dúvidas, a Gal está configurada para se locomover da loja aos totens de autoatendimento. A ideia é que a robô passe a caminhar, em até 30 dias, por todas as áreas da Gol no maior aeroporto do País.
Segundo Palaia, a Gal deverá chegar aos principais hubs da Gol a partir de 2020. Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador estão na lista de continuidade do projeto. Além disso, uma atualização futura permitirá que ela seja conectada ao sistema da Gol. Com isso, novas funcionalidades estarão disponíveis, entre elas: realização check-in, informar o número do portão de embarque e até remarcação de voos.
Além de todas as perguntas e informações institucionais da companhia, a Gal traz uma "personalidade" descontraída. Ela poderá responder perguntas pessoais, como por exemplo, qual é a sua comida preferida, time de futebol, se tem namorado ou ainda se gosta de viajar.
Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.