Laura Enchioglo   |   16/04/2025 11:10
Atualizada em 16/04/2025 11:41

Codeshare de Azul e Gol implica em redução de voos e abandono de rotas, aponta Cirium

Companhias estão abandonando rotas em que operam juntas, deixando apenas uma delas na operação


Divulgação
Codeshare entre Azul e Gol deve reduzir, a partir de junho, os voos nas 40 rotas incluídas no acordo em 11%
Codeshare entre Azul e Gol deve reduzir, a partir de junho, os voos nas 40 rotas incluídas no acordo em 11%

Dados da Diio/Cirium apontam que o codeshare entre Azul e Gol deve reduzir, a partir de junho, os voos nas 40 rotas incluídas no acordo em 11%. Ao mesmo tempo no entanto, as companhias ampliarão a oferta total em toda a malha em 5%. As informações foram divulgadas pelo Uol.

Com isso, as companhias estão abandonando algumas de suas rotas, deixando que apenas a outra seguir com a operação. É o caso de Congonhas-Caldas Novas, Campina Grande-Salvador, Galão-Guarulhos e Galeão-Maceió. Nestes casos, a Azul saiu das rotas e a ol segue operando.

Ainda, a Gol reduziu operações em Confins, um dos principais hubs da Azul, deixando que a companhia opere sozinha para Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e São Luis. Outro hub da Azul que foi afetado com o codeshare foi Viracopos, onde a Gol reduziu em 50% sua operação.

Cade pode voltar a analisar codeshare de Gol e Azul

No início de abril, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) decidiu pelo arquivamento do Procedimento Administrativo de Apuração de Ato de Concentração (APAC) que analisou o acordo de codeshare entre Azul e Gol, por meio do qual as companhias compartilham rotas domésticas e seus programas de fidelidade.

No entanto, este acordo, anunciado em maio de 2024, pode voltar à mesa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a pedido do conselheiro Gustavo Augusto, que afirmou que o acordo entre as empresas "pode suscitar preocupações concorrenciais, com possíveis efeitos negativos aos consumidores".

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