Codeshare de Azul e Gol implica em redução de voos e abandono de rotas, aponta Cirium
Companhias estão abandonando rotas em que operam juntas, deixando apenas uma delas na operação

Dados da Diio/Cirium apontam que o codeshare entre Azul e Gol deve reduzir, a partir de junho, os voos nas 40 rotas incluídas no acordo em 11%. Ao mesmo tempo no entanto, as companhias ampliarão a oferta total em toda a malha em 5%. As informações foram divulgadas pelo Uol.
Com isso, as companhias estão abandonando algumas de suas rotas, deixando que apenas a outra seguir com a operação. É o caso de Congonhas-Caldas Novas, Campina Grande-Salvador, Galão-Guarulhos e Galeão-Maceió. Nestes casos, a Azul saiu das rotas e a ol segue operando.
Ainda, a Gol reduziu operações em Confins, um dos principais hubs da Azul, deixando que a companhia opere sozinha para Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e São Luis. Outro hub da Azul que foi afetado com o codeshare foi Viracopos, onde a Gol reduziu em 50% sua operação.
Cade pode voltar a analisar codeshare de Gol e Azul
No início de abril, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) decidiu pelo arquivamento do Procedimento Administrativo de Apuração de Ato de Concentração (APAC) que analisou o acordo de codeshare entre Azul e Gol, por meio do qual as companhias compartilham rotas domésticas e seus programas de fidelidade.
No entanto, este acordo, anunciado em maio de 2024, pode voltar à mesa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a pedido do conselheiro Gustavo Augusto, que afirmou que o acordo entre as empresas "pode suscitar preocupações concorrenciais, com possíveis efeitos negativos aos consumidores".