Pesquisas por viagens ao Brasil já somam 120 milhões em 2024
EUA são o principal mercado de origem para pesquisas a viagens para o Brasil, representando 23% do total
As pesquisas de voos são um passo vital para entender a demanda de viagens para um destino. Ao analisar os dados, companhias aéreas, órgãos de turismo e profissionais do setor podem obter insights valiosos sobre os interesses dos viajantes potenciais. Esses dados ajudam a identificar rotas não atendidas e as mais populares.
E quando o assunto é Brasil? Dados do ForwardKeys revelam que as pesquisas de voos internacionais para viagens ao nosso país vêm registrando um claro aumento desde o início do ano, coincidindo com dois fatores principais: a temporada de verão e as mundialmente conhecidas celebrações de Carnaval.
Um total de 120 milhões de pesquisas para viagens internacionais ao Brasil foram realizadas até agora em 2024, com 37% dos viajantes pretendendo chegar a São Paulo. O Rio de Janeiro vem em seguida, com uma participação de 22%, enquanto os outros 10 principais estados representam cada um entre 5% e 2% do total
Eventos como Carnaval atraem um influxo significativo de visitantes internacionais. Outro aumento notável nas pesquisas ocorre no início de junho. Isso pode estar relacionado a vários fatores, incluindo um maior interesse pelo Brasil como um destino de inverno para viajantes do Hemisfério Norte. Além disso, ainda há aumento nas pesquisas no final de agosto, o que pode indicar uma elevação nas viagens de negócios.
EUA lideram como principal mercado de origem
Os Estados Unidos são o principal mercado de origem para pesquisas relacionadas a viagens para o Brasil, representando 23% de todas as pesquisas realizadas em 2024. Já os mercados europeus compõem seis dos 10 principais, com destaque para Portugal, representando 11%.
Essa forte demanda de Portugal pode ser atribuída às comunidades bem estabelecidas de Visitas a Amigos e Familiares (VFR) e expatriados, além dos laços estreitos entre os dois países. Além disso, a robusta conectividade aérea entre as duas nações, com várias opções de voos diretos, facilita o planejamento de viagens.
"Ao analisar as datas de viagem dos potenciais viajantes que chegam ao Brasil, podemos obter insights críticos sobre os padrões de reserva e a demanda sazonal. Entender quando as pessoas pesquisam por datas específicas de viagem permite que as empresas ajustem seus esforços de marketing, adaptem estratégias de preços e otimizem os horários dos voos para atender melhor às necessidades de diferentes mercados"
ForwardKeys
As pesquisas internacionais para viagens em fevereiro mostram um claro aumento de interesse, impulsionado pela temporada de Carnaval. Também há um crescimento constante nas pesquisas para viagens durante julho e agosto, alinhando-se com o período de férias de verão do Hemisfério Norte.
Além disso, já há uma forte intenção de viagens em dezembro, indicando que o Brasil provavelmente verá um aumento significativo no turismo internacional durante a temporada de festas de fim de ano.