Pedro Menezes   |   17/10/2024 08:55
Atualizada em 17/10/2024 09:16

Azul domina oferta em Minas e Latam lidera em SP; veja volume total

São Paulo representa 34% da capacidade doméstica, com quase 4 vezes mais assentos que o Rio de Janeiro

Divulgação/Inframérica
Os 10 maiores mercados juntos somam 98,1 milhões de assentos domésticos em 2024
Os 10 maiores mercados juntos somam 98,1 milhões de assentos domésticos em 2024

Se a oferta de assentos internacionais tem aumentado de maneira consistente ao longo de 2024, em relação a 2023, a capacidade de assentos domésticos no Brasil, por sua vez, é praticamente a mesma do ano passado. Os 10 maiores mercados juntos somam 98,1 milhões de assentos domésticos em 2024.

Veja mais abaixo os números das companhias aéreas

Os dados são da ForwardKeys e revelam ainda que, novamente, dezembro deste ano é o mês com os maiores volumes de assentos domésticos programados, enquanto janeiro, julho e outubro conseguem superar o limite de 10 milhões de assentos por mês.

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Volume de assentos aéreos domésticos ofertados em cada mês de 2024
Volume de assentos aéreos domésticos ofertados em cada mês de 2024

Assim como a oferta internacional, a maior parte da capacidade doméstica no Brasil tem origem no Estado de São Paulo, com mais de 40 milhões de assentos voados e programados em 2024. O Estado representa 34% de toda a capacidade doméstica, com quase 4 vezes mais assentos do que o Rio de Janeiro (2º colocado).

Os Estados com o maior crescimento na origem das viagens são Pará (+17%) e Minas Gerais (+13%). Do Rio de Janeiro, as companhias aéreas programaram 4% menos assentos este ano em comparação ao ano passado. Distrito Federal (-4%) e Ceará (-1%) são os outros dois Estados com variação negativa.

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São Paulo lidera, com muita folga, o volume de assentos domésticos ofertados em 2024
São Paulo lidera, com muita folga, o volume de assentos domésticos ofertados em 2024

Azul domina mercado de MG e Latam lidera em SP

As companhias aéreas mais ativas operando domesticamente no Brasil são a Latam Airlines, que representa 36% de toda a capacidade, Azul Linhas Aéreas Brasileiras com 33% de participação, e a Gol Linhas Aéreas com 30% de participação, uma média mensalmente verificada pela Anac e reportada pelo Portal PANROTAS.

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Azul representa 64% de todos os assentos chegando ao Estado de Minas Gerais
Azul representa 64% de todos os assentos chegando ao Estado de Minas Gerais

Destaque para o número de assentos em voos domésticos chegando a Minas Gerais que aumentou em 13%, graças à expansão das operações da Azul, que aumentou sua capacidade de assentos em 27% em relação a 2023 e agora representa 64% de todos os assentos chegando ao Estado.

São Paulo mais uma vez lidera o ranking, com mais de 40 milhões de assentos, a maior parte operada pela Latam Airlines (+4% em relação a 2023). O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição e, apesar de uma queda de 4% na capacidade de assentos domésticos, o Estado ainda supera 10 milhões de assentos disponíveis anualmente.

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São Paulo mais uma vez lidera o ranking, com mais de 40 milhões de assentos, a maior parte operada pela Latam
São Paulo mais uma vez lidera o ranking, com mais de 40 milhões de assentos, a maior parte operada pela Latam

"Em 2024, a malha aérea internacional experimentou um crescimento significativo, especialmente impulsionado pelo aumento da capacidade de assentos de países vizinhos, como Chile e Argentina. No âmbito doméstico, a capacidade de assentos teve um crescimento apenas marginal. São Paulo continua sendo o hub dominante, representando 34% da capacidade de assentos aéreos domésticos do Brasil"

Análise da ForwardKeys

Fechamento de Porto Alegre impacta resultados de 2024

Divulgação/Fraport Brasil
Aeroporto Salgado Filho segue em obras para reabertura prevista no dia 21 de outubro
Aeroporto Salgado Filho segue em obras para reabertura prevista no dia 21 de outubro

O fechamento do aeroporto de Porto Alegre teve um impacto notável no mercado doméstico. Essa suspensão fez com que as companhias aéreas reprogramassem e consolidassem voos, o que diminuiu o crescimento geral da capacidade de assentos domésticos.

Em 2023, o Rio Grande do Sul representava mais de 4% dos assentos domésticos, mas esse número agora caiu para apenas 2,5%, ilustrando o efeito significativo que o fechamento do aeroporto teve na malha aérea doméstica da região. As operações por lá estão de volta no dia 21 de outubro.

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