Pedro Menezes   |   24/09/2024 19:03
Atualizada em 24/09/2024 19:07

Aviação brasileira bate recorde histórico de passageiros em agosto

Em voos nacionais, a movimentação de passageiros em agosto somou 8 milhões

Divulgação/Inframérica
Brasil registrou mais de 10,1 milhões de turistas no modal aéreo
Brasil registrou mais de 10,1 milhões de turistas no modal aéreo

Não foi só o volume internacional de passageiros que bateu recorde em agosto. A aviação civil brasileira como um todo nunca na história movimentou tantos passageiros em um mês de agosto. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil registrou mais de 10,1 milhões de turistas no modal aéreo.

O valor corresponde à soma de viajantes transportados no mercado doméstico e internacional e representa crescimento de 0,7% no indicador na comparação com o mesmo período de 2023. Nos oito primeiros meses deste ano, a aviação movimentou 77,1 milhões de pessoas, alta de quase 4% no acumulado.

Em voos nacionais, a movimentação de passageiros em agosto somou 8 milhões, enquanto a internacional ultrapassou a marca de 2,1 milhões.

“A gente tem tido um crescimento considerável no setor aéreo Nós saímos de 98 milhões passageiros em 2022 para 112 milhões no ano passado, isso representa um crescimento de 15%. Isso demostra que o governo do presidente Lula tem um direcionamento e um propósito para o nosso setor. Este ano, a gente espera ampliar ainda mais esse resultado, com aumento de rotas e inclusão de novos passageiros na aviação”

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

Movimento internacional

Com alta de cerca de 14%, entre embarque e desembarque, os terminais aeroportuários pelo País movimentaram 2,1 milhões de turistas. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2000, início a série histórica. Na soma dos oito meses deste ano, a alta alcança 19%, o que reforça o bom momento no qual o modal atravessa.

Com quase 147 mil passageiros transportados, a rota Santiago, no Chile, Guarulhos, em São Paulo, foi a que apresentou a maior movimentação no período, seguidas por Guarulhos/Buenos Aires, na Argentina (98 mil) e Guarulhos/Madrid, na Espanha (77 mil). Fora do eixo Rio/São Paulo, o trecho com grande movimentação de turista foi Santiago/Florianópolis, em Santa Catarina, com 44,5 mil viajantes.

Já o número de voos, por exemplo, cresceu 15% em agosto, quando foram registradas mais 12 mil decolagens. Ao longo deste ano, o aumento supera os 16%, com quase 93 mil voos realizados nesse mercado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados