Pedro Menezes   |   23/07/2024 09:16

Pesquisa da Iata revela os desafios a serem superados para adoção do SAF

Combustível Sustentável de Aviação foi responsável por apenas 0,2% do uso total em 2023

Divulgação
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87% dos entrevistados concordam que ainda é desafiador ter SAF em quantidades suficientes

Embora o setor da aviação esteja avançando numa jornada mais sustentável, com o desenvolvimento do SAF (Combustível de Aviação Sustentável) como peça-chave neste processo, ainda há uma série de desafios que devem ser superados para alcançarmos uma ampla adoção global do combustível.

É o que mostra uma pesquisa recente realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) com passageiros do mundo todo. E em primeiro lugar, os passageiros entendem a magnitude da tarefa de aumentar a produção de SAF o mais rápido possível.

Tanto é que o SAF foi responsável por apenas 0,2% do uso total de combustível de aviação em 2023 e, embora a oferta esteja aumentando, espera-se que suba apenas para 0,5% em 2024. E 87% das pessoas concordam que disponibilizar quantidades suficientes de SAF é um desafio fundamental para o setor.

Divulgação/Iata
Pesquisa realizada pela Associação Internacional do Transporte Aéreo
Pesquisa realizada pela Associação Internacional do Transporte Aéreo

Os viajantes consideram que tanto as empresas petrolíferas quanto os governos têm a responsabilidade de resolver essa questão. Ao mesmo tempo, 81% dos passageiros expressaram a vontade de saber se sua empresa aérea usa SAF e 86% querem compreender exatamente como o SAF reduz as emissões de carbono.

Veja os insights da pesquisa da Iata sobre o SAF

  • 87% dos entrevistados concordam que ainda é desafiador ter SAF em quantidades suficientes
  • 81% dos passageiros expressaram a vontade de saber se sua empresa aérea usa SAF
  • 86% querem compreender exatamente como o SAF reduz as emissões de carbono
  • 86% observam que a produção de SAF deveria ser prioridade para as principais empresas petrolíferas
  • 71% concordam que as empresas deveriam fazer mais para produzir SAF em quantidades maiores.
  • 86% concordam que o papel do governo é fundamental para ajudar a estabelecer oferta suficiente de SAF
  • Os mesmo 86% concordam em incentivar as empresas aéreas a usar esse combustível

"Esses resultados sugerem que o setor de transporte aéreo - incluindo as principais partes interessadas, como empresas petrolíferas e governos - precisa estar atento não apenas aos desafios operacionais do SAF, mas também garantir que os passageiros e o público em geral tenham as informações necessárias para tomar decisões informadas em relação à transição energética e sustentabilidade da aviação. Essa necessidade é reforçada pelo papel fundamental do SAF na descarbonização da aviação"

Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil

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