Pesquisa da Iata revela os desafios a serem superados para adoção do SAF
Combustível Sustentável de Aviação foi responsável por apenas 0,2% do uso total em 2023
Embora o setor da aviação esteja avançando numa jornada mais sustentável, com o desenvolvimento do SAF (Combustível de Aviação Sustentável) como peça-chave neste processo, ainda há uma série de desafios que devem ser superados para alcançarmos uma ampla adoção global do combustível.
É o que mostra uma pesquisa recente realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) com passageiros do mundo todo. E em primeiro lugar, os passageiros entendem a magnitude da tarefa de aumentar a produção de SAF o mais rápido possível.
Tanto é que o SAF foi responsável por apenas 0,2% do uso total de combustível de aviação em 2023 e, embora a oferta esteja aumentando, espera-se que suba apenas para 0,5% em 2024. E 87% das pessoas concordam que disponibilizar quantidades suficientes de SAF é um desafio fundamental para o setor.
Os viajantes consideram que tanto as empresas petrolíferas quanto os governos têm a responsabilidade de resolver essa questão. Ao mesmo tempo, 81% dos passageiros expressaram a vontade de saber se sua empresa aérea usa SAF e 86% querem compreender exatamente como o SAF reduz as emissões de carbono.
Veja os insights da pesquisa da Iata sobre o SAF
- 87% dos entrevistados concordam que ainda é desafiador ter SAF em quantidades suficientes
- 81% dos passageiros expressaram a vontade de saber se sua empresa aérea usa SAF
- 86% querem compreender exatamente como o SAF reduz as emissões de carbono
- 86% observam que a produção de SAF deveria ser prioridade para as principais empresas petrolíferas
- 71% concordam que as empresas deveriam fazer mais para produzir SAF em quantidades maiores.
- 86% concordam que o papel do governo é fundamental para ajudar a estabelecer oferta suficiente de SAF
- Os mesmo 86% concordam em incentivar as empresas aéreas a usar esse combustível
"Esses resultados sugerem que o setor de transporte aéreo - incluindo as principais partes interessadas, como empresas petrolíferas e governos - precisa estar atento não apenas aos desafios operacionais do SAF, mas também garantir que os passageiros e o público em geral tenham as informações necessárias para tomar decisões informadas em relação à transição energética e sustentabilidade da aviação. Essa necessidade é reforçada pelo papel fundamental do SAF na descarbonização da aviação"
Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil