Demanda global de passageiros subiu 16,6% em janeiro, aponta Iata
Diretor da entidade afirma que 2024 teve um início forte, apesar das incertezas econômicas e geopolíticas
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou dados sobre a demanda global de passageiros em janeiro deste ano. O levantamento mostra que:
- A demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs), aumentou 16,6%; a capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 14,1%; e a taxa de ocupação foi de 79,9% (+1,7 pontos percentuais);
- A demanda internacional cresceu 20,8%; a capacidade subiu 20,9% e a taxa de ocupação permaneceu em 79,7% (+0,0 ponto percentual);
- A demanda doméstica aumentou 10,4%; a capacidade subiu 4,6% e a taxa de ocupação foi de 80,2% (+4,2 pontos percentuais).
“2024 teve um início forte, apesar das incertezas econômicas e geopolíticas. Enquanto os governos procuram gerar prosperidade em suas economias no ano eleitoral mais movimentado de todos os tempos, é fundamental que eles vejam a aviação como um catalisador do crescimento. O aumento de impostos e a regulamentação onerosa são um contrapeso à prosperidade. Esperamos que os governos adotem políticas que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e atingir o objetivo de zero emissão líquida de CO2 até 2050”, afirma o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros – detalhes por região
- As companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 17,9% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 13,2%, elevando a taxa de ocupação em 3,4 pontos percentuais e atingindo 86%, a maior entre as regiões;
- As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 45,4% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com janeiro de 2023, dando continuidade à rápida recuperação da região após a remoção das restrições relacionadas à pandemia. A capacidade aumentou 48,1% e a taxa de ocupação caiu 1,5 pontos percentuais, atingindo 82,6%.;
- A taxa de crescimento excepcionalmente forte se deve em grande parte à China, que estava nas fases iniciais de relaxamento das restrições de viagem devido à covid-19 em janeiro de 2023. A recuperação nas principais rotas internacionais de/para a Ásia-Pacífico ainda está atrasada, mas rotas como a Ásia-Oriente Médio ultrapassaram os níveis pré-pandemia;
- As companhias aéreas da Europa apresentaram crescimento de 10,8% no tráfego de janeiro de 2024 em relação a janeiro de 2023. A capacidade aumentou 10,7% e a taxa de ocupação subiu 0,1 ponto percentual, atingindo 77,3%. As rotas entre a Europa e a América do Norte se recuperaram da pandemia de forma particularmente forte e estão 6,5% acima das taxas registradas em janeiro de 2020;
- As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 16,2% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o ano anterior. A capacidade cresceu 15,7% e a taxa de ocupação subiu 0,4 ponto percentual, atingindo 79,9%;
- As companhias aéreas da América do Norte apresentaram crescimento de 12,3% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A capacidade aumentou 13,7% e a taxa de ocupação caiu 1,0 ponto percentual, atingindo 79,4%;
- As companhias aéreas da África registraram aumento de 18,5% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade cresceu 19,2%, resultando em queda de 0,4 ponto percentual da taxa de ocupação, que atingiu 73,3%, a menor entre as regiões.