Veja os 10 países com melhor conectividade aérea internacional em 2024
Baseada nos horários dos voos, a análise revela uma evolução significativa no panorama de conexões

A empresa de inteligência turística Mabrian divulgou um ranking com os dez países com melhor conexão internacional no primeiro semestre deste ano. A classificação reflete o potencial de viagens para o Exterior destas nações, posicionando-as como alvos-chave no cenário global de viagens.
Baseada nos horários dos voos, a análise revela uma evolução significativa no panorama da conectividade. O estudo abrange datas de viagem de 1º de janeiro a 30 de junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
O levantamento revela que:
- No âmbito dos mercados geográficos, destaca-se um notável avanço na conectividade entre a Europa e a China. Países europeus como Espanha, França, Itália, Reino Unido e Países Baixos, que já não necessitam de visto de turista para viajar para a China, registram um aumento notável na conectividade, oferecendo coletivamente 1,98 milhão de assentos em voos;
- Isto representa alta de 190% em comparação com o primeiro semestre de 2023 (quando eram apenas 682 mil assentos). Este aumento é apoiado por uma medida recente anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês que visa incentivar o regresso do Turismo europeu. A medida permite que cidadãos da Espanha e de outros quatro países da União Europeia entrem na China sem visto para estadas de até 15 dias.
Confira abaixo o ranking com os dez países com melhor conexão internacional no 1° semestre:

O total de assentos aéreos para estes dez países é de 482.102.279, representando 42% dos assentos aéreos internacionais globais no primeiro semestre do ano.
“Antecipar o potencial dos mercados de origem no que diz respeito à sua conectividade aérea para o Exterior é um fator chave para identificar onde estará a procura turística e as oportunidades mais relevantes para destinos globais e empresas do setor. Porém, é fundamental analisar cada destino especificamente”, afirma o CMO da Mabrian, Carlos Cendra.
“Os robustos mercados emissores do Reino Unido e da Alemanha também registram um crescimento significativo em termos de assentos e ligações, à medida que recuperam da pandemia. O ressurgimento da China com um número substancial de rotas e assentos é promissor e, se este crescimento continuar, 2024 poderá ultrapassar 2019 como o ano com maiores ligações internacionais. Além disso, a influência da Emirates e da Etihad é evidente no número de assentos internacionais oferecidos nos Emirados Árabes Unidos, destacando Dubai e Abu Dhabi como centros globais que facilitam as viagens para e por meio da região”, complementa o diretor da GE Consulting, empresa especializada em conectividade aérea, Gavin Eccles.