Iata: conectividade aérea ameaça recuperação econômica global
O índice de conectividade aérea da Iata mede o quão bem conectadas estão as cidades de diferentes países
A International Air Transport Association (Iata) divulgou dados revelando que a crise do covid-19 teve um impacto devastador na conectividade internacional, sacudindo o ranking das cidades mais conectadas do mundo. Londres, a cidade mais conectada do mundo em setembro de 2019, teve uma queda de 67% na conectividade. Em setembro de 2020, havia caído para o número oito. Nova York (queda de 66% em conectividade), Tóquio (-65%), Bangkok (-81%), Hong Kong (-81%) e Seul (-69%) saíram todos dos dez primeiros.
“A mudança dramática nas classificações de conectividade demonstra a escala em que a conectividade do mundo foi reordenada nos últimos meses. Mas o ponto importante é que as classificações não mudaram devido a qualquer melhoria na conectividade. Isso diminuiu globalmente em todos os mercados. A classificação mudou porque a escala do declínio foi maior em algumas cidades do que em outras. Não há vencedores, apenas alguns jogadores que sofreram menos lesões. Em um curto período, desfizemos um século de progresso na união de pessoas e na conexão de mercados. A mensagem que devemos tirar deste estudo é a necessidade urgente de reconstruir a rede global de transporte aéreo”, disse o vice-presidente sênior de Relações Externas da Iata, Sebastian Mikosz.
Xangai é agora a cidade melhor classificada em conectividade, sendo as quatro cidades mais conectadas do mundo chinesas: Xangai, Pequim, Guangzhou e Chengdu. O estudo revela que as cidades com grande número de conexões domésticas agora dominam, mostrando até que ponto a conectividade internacional foi interrompida. Confira abaixo a comparação entre as dez cidades mais conectadas do mundo em setembro de 2019 e setembro de 2020.
O transporte aéreo é o principal motor da economia global. Em tempos normais, cerca de 88 milhões de empregos e US$ 3,5 trilhões em PIB são sustentados pela aviação. Mais da metade desses empregos e valor econômico está em risco com o colapso na demanda global de viagens aéreas. “Os governos devem perceber que existem consequências importantes para a vida e o sustento das pessoas. Pelo menos 46 milhões de empregos sustentados pelo transporte aéreo estão em perigo. E a força da recuperação econômica do covid-19 ficará seriamente comprometida sem o apoio de uma rede de transporte aéreo em funcionamento”, disse Mikosz.
O índice de conectividade aérea da Iata mede o quão bem conectadas as cidades de um país estão com outras cidades ao redor do mundo, o que é crítico para o comércio, Turismo, investimento e outros fluxos econômicos. É uma medida composta que reflete o número de assentos voados para os destinos servidos a partir dos principais aeroportos de um país e a importância econômica desses destinos.
O estudo da Iata sobre o índice de conectividade também analisou os impactos do covid-19 na conectividade por região em uma comparação entre abril de 2019 e abril de 2020. Confira abaixo.
Antes da pandemia, o crescimento da conectividade aérea foi uma história de sucesso global. Nas últimas duas décadas, o número de cidades diretamente conectadas por via aérea (conexões de pares de cidades) mais do que dobrou, enquanto no mesmo período, os custos com viagens aéreas caíram cerca da metade.
Os dez países mais conectados do mundo, em sua maioria, tiveram aumentos significativos no período de 2014-2019. Os Estados Unidos mantiveram-se como o país mais conectado, com crescimento de 26%. A China, em segundo lugar, aumentou a conectividade em 62%. Outros destaques entre os dez primeiros incluem a Índia em quarto lugar (+ 89%) e a Tailândia em nono lugar (+ 62%).
A pesquisa da Iata também explorou os benefícios do aumento da conectividade aérea. A principal conclusão é de que há um vínculo positivo entre conectividade e produtividade. Um aumento de 10% na conectividade, em relação ao PIB de um país, aumentará os níveis de produtividade do trabalho em 0,07%.
Veja a apresentação completa do estudo de conectividade.
“A mudança dramática nas classificações de conectividade demonstra a escala em que a conectividade do mundo foi reordenada nos últimos meses. Mas o ponto importante é que as classificações não mudaram devido a qualquer melhoria na conectividade. Isso diminuiu globalmente em todos os mercados. A classificação mudou porque a escala do declínio foi maior em algumas cidades do que em outras. Não há vencedores, apenas alguns jogadores que sofreram menos lesões. Em um curto período, desfizemos um século de progresso na união de pessoas e na conexão de mercados. A mensagem que devemos tirar deste estudo é a necessidade urgente de reconstruir a rede global de transporte aéreo”, disse o vice-presidente sênior de Relações Externas da Iata, Sebastian Mikosz.
Xangai é agora a cidade melhor classificada em conectividade, sendo as quatro cidades mais conectadas do mundo chinesas: Xangai, Pequim, Guangzhou e Chengdu. O estudo revela que as cidades com grande número de conexões domésticas agora dominam, mostrando até que ponto a conectividade internacional foi interrompida. Confira abaixo a comparação entre as dez cidades mais conectadas do mundo em setembro de 2019 e setembro de 2020.
O transporte aéreo é o principal motor da economia global. Em tempos normais, cerca de 88 milhões de empregos e US$ 3,5 trilhões em PIB são sustentados pela aviação. Mais da metade desses empregos e valor econômico está em risco com o colapso na demanda global de viagens aéreas. “Os governos devem perceber que existem consequências importantes para a vida e o sustento das pessoas. Pelo menos 46 milhões de empregos sustentados pelo transporte aéreo estão em perigo. E a força da recuperação econômica do covid-19 ficará seriamente comprometida sem o apoio de uma rede de transporte aéreo em funcionamento”, disse Mikosz.
O índice de conectividade aérea da Iata mede o quão bem conectadas as cidades de um país estão com outras cidades ao redor do mundo, o que é crítico para o comércio, Turismo, investimento e outros fluxos econômicos. É uma medida composta que reflete o número de assentos voados para os destinos servidos a partir dos principais aeroportos de um país e a importância econômica desses destinos.
O estudo da Iata sobre o índice de conectividade também analisou os impactos do covid-19 na conectividade por região em uma comparação entre abril de 2019 e abril de 2020. Confira abaixo.
- A África sofreu um declínio de 93% na conectividade. A Etiópia conseguiu contrariar a tendência. Durante o primeiro pico da pandemia em abril de 2020, a Etiópia manteve conexões com 88 destinos internacionais. Muitos mercados de aviação que dependem do Turismo, como Egito, África do Sul e Marrocos, foram afetados de forma particularmente severa.
- Ásia-Pacífico viu um declínio de 76% na conectividade. Mercados de aviação doméstica mais fortes, como China, Japão e Coréia do Sul, tiveram melhor desempenho entre os países mais conectados da região. Apesar do mercado de aviação doméstico relativamente grande, a Tailândia foi severamente afetada, talvez por causa da alta dependência do país no Turismo internacional.
- A Europa experimentou uma queda de 93% na conectividade. Os países europeus registraram quedas significativas na maioria dos mercados, embora a conectividade russa tenha se mantido melhor do que os países da Europa Ocidental.
- Os países do Oriente Médio viram a conectividade cair em 88%. Com exceção do Catar, os níveis de conectividade foram reduzidos em mais de 85% para os cinco países mais conectados da região. Apesar do fechamento da fronteira, o Catar permitiu que os passageiros transitassem entre os voos. Também foi um importante centro de carga aérea.
- A conectividade na América do Norte diminuiu 73%. A conectividade do Canadá (queda de -85%) foi atingida mais fortemente do que os Estados Unidos (-72%). Em parte, isso reflete o grande mercado doméstico de aviação nos Estados Unidos, que, apesar de um declínio significativo de passageiros, continuou a apoiar a conectividade.
- A América Latina sofreu um colapso de 91% na conectividade. O México e o Chile tiveram um desempenho relativamente melhor do que os outros países mais conectados, talvez devido ao momento dos bloqueios domésticos nesses países e ao quão estritamente eles foram aplicados.
Antes da pandemia, o crescimento da conectividade aérea foi uma história de sucesso global. Nas últimas duas décadas, o número de cidades diretamente conectadas por via aérea (conexões de pares de cidades) mais do que dobrou, enquanto no mesmo período, os custos com viagens aéreas caíram cerca da metade.
Os dez países mais conectados do mundo, em sua maioria, tiveram aumentos significativos no período de 2014-2019. Os Estados Unidos mantiveram-se como o país mais conectado, com crescimento de 26%. A China, em segundo lugar, aumentou a conectividade em 62%. Outros destaques entre os dez primeiros incluem a Índia em quarto lugar (+ 89%) e a Tailândia em nono lugar (+ 62%).
A pesquisa da Iata também explorou os benefícios do aumento da conectividade aérea. A principal conclusão é de que há um vínculo positivo entre conectividade e produtividade. Um aumento de 10% na conectividade, em relação ao PIB de um país, aumentará os níveis de produtividade do trabalho em 0,07%.
Veja a apresentação completa do estudo de conectividade.