Iata prevê aumento de oportunidades de empregos na aviação
Atendimento ao cliente, tripulação de cabine e operações terrestres devem ter maior crescimento
Uma pesquisa elaborada pela Iata perguntou a profissionais de Recursos Humanos que trabalham em empresas de aviação quais serão os segmentos da indústria que mais terão oportunidades de empregos no futuro. O resultado? Operações terrestres, atendimento ao cliente e tripulação de cabine foram as mais citadas pelos entrevistados.
"É um momento empolgante para estar neste negócio. Estávamos ansiosos pelos resultados desta pesquisa e esperamos que ela seja útil para orientar os profissionais de RH em suas decisões relativas ao planejamento de equipe, oportunidades de treinamentos e áreas a serem focadas para que o crescimento da indústria seja acompanhado por profissionais qualificados”, disse o diretor de treinamento e consultoria da Iata, Guy Brazeau.
As atividades que englobam as operações terrestres receberam 76% das menções, enquanto o atendimento ao cliente ficou com 75%, seguido de perto pela área que emprega pilotos, comissários e comissárias de bordo, com 73%. A expectativa é que os setores sigam crescendo pelos próximos dois anos.
Para 48% dos profissionais ouvidos, encontrar novos talentos é o grande desafio da área, tanto por causa da falta de candidatos com as qualificações necessárias, como pelas demandas salariais maiores que o mercado oferece.
A pesquisa também constatou que plano de carreira, desenvolvimento profissional e treinamentos são os três itens que mais ajudam na satisfação e retenção de funcionários dentro das empresas relacionadas à aviação. Quanto aos treinamentos, apenas 28% dos entrevistados disseram que os atuais procedimentos são realmente eficientes.
"É um momento empolgante para estar neste negócio. Estávamos ansiosos pelos resultados desta pesquisa e esperamos que ela seja útil para orientar os profissionais de RH em suas decisões relativas ao planejamento de equipe, oportunidades de treinamentos e áreas a serem focadas para que o crescimento da indústria seja acompanhado por profissionais qualificados”, disse o diretor de treinamento e consultoria da Iata, Guy Brazeau.
As atividades que englobam as operações terrestres receberam 76% das menções, enquanto o atendimento ao cliente ficou com 75%, seguido de perto pela área que emprega pilotos, comissários e comissárias de bordo, com 73%. A expectativa é que os setores sigam crescendo pelos próximos dois anos.
Para 48% dos profissionais ouvidos, encontrar novos talentos é o grande desafio da área, tanto por causa da falta de candidatos com as qualificações necessárias, como pelas demandas salariais maiores que o mercado oferece.
A pesquisa também constatou que plano de carreira, desenvolvimento profissional e treinamentos são os três itens que mais ajudam na satisfação e retenção de funcionários dentro das empresas relacionadas à aviação. Quanto aos treinamentos, apenas 28% dos entrevistados disseram que os atuais procedimentos são realmente eficientes.
*Fonte: Iata