ACI World e Airbus se unem para reduzir impacto ambiental da aviação
Acordo pretende ainda promover o intercâmbio de informações sobre operações de baixo carbono e mais
O ACI World (Conselho Internacional de Aeroportos) e a Airbus assinaram um acordo de cooperação para apoiar os esforços da indústria na redução do impacto ambiental da aviação.
A parceria une a expertise do fabricante de aeronaves com a associação internacional de aeroportos, visando alcançar avanços na descarbonização da aviação e na mitigação do ruído das aeronaves.
A aliança abordará áreas cruciais como:
- SAF (Combustíveis Sustentáveis de Aviação),
- Tecnologias de hidrogênio
- Mobilidade aérea avançada
- Eficiência operacional
- Práticas de gestão de ruído de aeronaves
Além disso, o acordo pretende ainda promover o intercâmbio de informações sobre operações de baixo carbono, comunicar o progresso da indústria e desenvolver materiais de orientação conjunta, buscando também formular políticas e padrões unificados para atingir as metas da indústria.
"O acordo marca um passo fundamental em nossa jornada em direção a uma indústria de aviação com carbono líquido zero. Esta aliança estratégica ressalta o compromisso dos aeroportos com a aviação sustentável, garantindo a redução do impacto ambiental e maximizando os benefícios socioeconômicos das viagens aéreas", disse o diretor-geral e CEO da ACI World, Luis Felipe de Oliveira.
"Ao combinar nossa experiência tecnológica com a vasta rede e conhecimentos operacionais da ACI World, pretendemos influenciar políticas e padrões que apoiam a aviação sustentável e impulsionam a inovação na indústria. Juntos, podemos criar uma abordagem coesa e alinhada para alcançar nossas metas de descarbonização e melhorar a sustentabilidade do setor da aviação global"
Julie Kitcher, diretora de Sustentabilidade da Airbus
A colaboração expande a parceria entre a Airbus e a ACI Europe, iniciada há dois anos, que reforçou a relação entre os setores na Europa.