Qatar Airways anuncia compromisso com proteção a animais silvestres
Objetivo é desenvolver campanhas para combater o comércio e proteger espécies ameaçadas
A Qatar Airways acaba de anunciar seu compromisso como companhia aérea parceira oficial da United for Wildlife (UfW), iniciativa que trabalha para combater o comércio ilegal de animais silvestres e proteger espécies ameaçadas, fundada pelo Príncipe William e pela Fundação Real do Príncipe e da Princesa de Gales em 2014.
A parceria reforça o compromisso da Qatar Airways com a conservação da vida selvagem. A companhia aérea e a United for Wildlife irão desenvolver campanhas em torno da missão de combater o comércio ilegal de vida selvagem e do avanço do trabalho dos Wildlife Regional Chapters (compostos por especialistas de uma variedade de setores – desde organizações de conservação a instituições financeiras – que compartilham conhecimentos únicos na abordagem ao crime contra animais silvestres. A United for Wildlife tem atualmente Chapters na África Oriental, África Austral, Hong Kong, Sudeste Asiático e Australásia, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte e América Latina e Caribe).
"O comércio ilegal e insustentável de animais silvestres ameaça nossa biodiversidade global e representa um risco para a saúde e a segurança, especialmente em comunidades marginalizadas. Estamos tomando medidas para interromper esse comércio ilícito, a fim de conservar a biodiversidade e proteger nossos delicados ecossistemas", diz o CEO do Grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer.
Sustentabilidade corporativa
A Qatar Airways Cargo lançou o WeQare: Rewild the Planet, iniciativa de sustentabilidade corporativa, em 2020. Como parte da iniciativa, a Qatar Airways Cargo incentiva a preservação do equilíbrio ecológico, fornecendo serviços de transporte gratuitos para organizações envolvidas na devolução de animais silvestres ao seu habitat natural. Um dos marcos dessa iniciativa foi o transporte de sete leões da Ucrânia em 2021.
A empresa é a companhia aérea oficial a ser certificada de acordo com o padrão do setor para a prevenção do tráfico ilegal de animais silvestres na aviação. A certificação confirma que uma companhia aérea tem procedimentos, treinamento de pessoal e protocolos de relatório que ajudam a detectar melhor os produtos ilegais da vida selvagem.
O Qatar Airways Group mantém uma política de tolerância zero em relação ao transporte de produtos e animais silvestres ilegais e implementou um treinamento de conscientização sobre o comércio ilegal de animais silvestres para os funcionários. Esse treinamento tem o duplo objetivo de aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o tráfico e equipar os funcionários com habilidades para identificar e responder de forma eficaz caso encontrem atividades de tráfico.