Qatar Airways lucra US$ 1 bilhão no 1º semestre do ano fiscal
Lucro, EBITDA, receitas de passageiros e taxas de ocupação do grupo cresceram
O Grupo Qatar Airways acaba de divulgar seus resultados para o primeiro semestre de 2023/2024, revelando um forte desempenho financeiro. O período foi marcado pelo retorno ao serviço da maioria da frota A350 da companhia aérea está quase completo e contribuiu para um aumento geral de 18% no número de assentos-quilômetros disponíveis (ASK) em relação ao mesmo período do ano passado.
O grupo reportou um lucro líquido de QAR 3,736 bilhões (US$ 1,026 bilhão) no primeiro semestre do ano fiscal 2023/2024, o que representa um aumento de 113,8% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. A receita total do grupo no primeiro semestre do ano fiscal de 2023/2024 aumentou para QAR 40,126 bilhões (US$ 11,019 bilhões), um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023. Já as receitas de passageiros cresceram 28,5%, com taxas de ocupação aumentadas em 83,3%, gerando mais 3,6% de rendimentos.
A contagem total de passageiros da Qatar Airways nos primeiros seis meses, encerrados em setembro de 2023, aumentou para 19.078 milhões, representando um aumento de 22,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. A margem EBITDA do grupo de 26,9% nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2023/2024 melhorou em comparação com o mesmo período do ano passado 2022/2023 em 4,9 pontos percentuais, para QAR 10,779 bilhões (US$ 2,960 bilhões). A EBITDA foi superior ao mesmo período do ano passado 2022/2023 em QAR 2,641 milhões (US$ 0,725 milhões).
O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: "O Grupo Qatar Airways é um negócio único que continua a ter um desempenho ao mais alto nível na indústria da aviação. A Copa do Mundo Fifa de 2022 criou uma base muito sólida sobre a qual construímos a ambição do Catar de crescer como um destino turístico líder no Oriente Médio, que se concentra no requinte, na cultura, no valor e no atendimento ao cliente e, portanto, em ser um destino voltado para a família".
"Os resultados deste ano indicam que o grupo está se encaminhando para outro ano muito forte, que se baseia em lucros acumulados de mais de 2,75 bilhões de dólares dos dois anos anteriores".
Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways
Segundo aérea, um componente-chave do seu sucesso comercial foi devido à parcerias dentro da Oneworld e através de outras alianças estratégicas globais na Australásia, Europa e China em particular. A eficiência operacional, os programas de inovação e o desenvolvimento do pessoal também contribuíram para estes resultados.