Joint Venture Delta-Latam celebra 1 ano: "As melhores entregas vêm agora"
Lideranças de ambas as companhias aéreas estiveram presentes em evento realizado para celebrar a data
A joint-venture entre a Delta e a Latam completou um ano com muitas razões para comemorar. Desde que foi lançada, a aliança entre as companhias aéreas já resultou em seis novas rotas, 15 mil voos e mais de 3 milhões de passageiros transportados, cobrindo mais de 90 milhões de quilômetros.
Para celebrar a data, as companhias aéreas realizaram hoje (19) o evento Delta e Latam Insights, no Rosewood Hotel, em São Paulo. Na abertura, a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, e o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan, falaram sobre os resultados da parceria e o que vem pela frente. “Hoje, onde estamos, temos muito o que comemorar, mas as melhores entregas vêm agora. Tudo começa com malha, com melhora de experiência, e agora queremos ganhar presença, market share. Ainda falaremos muito de resultados”, destaca Aline.
Danillo Barbizan, por sua vez, reforçou a importância de reunir os players no evento. “Hoje celebramos um ano da joint-venture, a qual foi muito esperada. Depois de um ano temos muitos impactos em nossa dinâmica e por isso estamos aqui hoje, fazendo essa conexão entre a alta liderança das companhias aéreas e o cliente, que está no ponto central. Ter essas pessoas prestando contas do que as duas companhias aéreas estão fazendo individualmente e o que vai vir mostra o quão importante é o canal de distribuição indireta”, destacou.
Trabalho junto às agências de viagens
Danilo e Aline contaram, também, o trabalho que tem sido feito junto às agências de viagens para que elas entendam a joint-venture. “As agências já viram outras parcerias, então têm mais claro o entendimento dos benefícios da nossa ativação. Há oito meses estamos fazendo visitas em conjunto a esses clientes, respeitando as individualidades de cada companhia aérea, e nessas visitas nós apresentamos os produtos de malha, a experiência, os avanços que têm sido feitos, a lógica de atendimento, a sinergia de terminais nos aeroportos, nos programas de fidelidade, nas salas vips, entre outras ações”, diz Aline.
“Por mais que o agente já tenha o entendimento sobre a joint-venture, quando estamos com eles, nós ressaltamos a diferença que há entre o que é codeshare, interline e joint-venture. Nós tínhamos uma meta de visitar, em quatro meses, os principais players com contratos, e essa meta foi atingida em dois meses", conta Barbizan. "Nas feiras em que participamos, estamos mostrando as duas marcas juntas e lançaremos uma campanha de marketing que atingirá tanto o B2B como o B2C".
“Temos tido um retorno muito positivo de como avançamos rápido, e o fato de querer fazer dar certo é o que torna isso mais célere. Agora na Latam estamos comemorando um marco, pela primeira vez teremos um voo da companhia aérea pousando no hub da Delta, em Atlanta”, destaca Aline.
Conquistas e avanços da Joint Venture
Também estiveram presentes no evento de hoje executivos de ambas as companhias aéreas, que atualizaram os parceiros presentes sobre as conquistas e os avanços da JV neste primeiro ano – uma das novidades, em resposta à crescente demanda, é o retorno do serviço da Delta entre Atlanta e Rio de Janeiro com operação durante todo o ano, não mais sazonalmente, a partir de dezembro.
O VP executivo Global de Vendas e Distribuição da Delta, Steve Sear, destacou a importância da parceria com a Latam. "Quase 80% a 90% da nossa rede internacional está associada a um parceiro. Acreditamos que é melhor ser interdependente do que independente. Precisamos de parceiros. Não somos especialistas aqui no Brasil, mas somos especialistas em timeslots nos EUA. Juntos, podemos aprender uns com os outros e aproveitar os pontos fortes e o conhecimento, seja ele jurídico ou governamental. Dessa forma, temos uma operação combinada que dá um mais um igual a três, não dois. E é assim que vemos isso em qualquer uma das nossas parcerias ao redor do mundo", destaca Sear.
Já o VP comercial do Grupo Latam, Martin St. George, também reforçou a importância da parceria com a Delta e falou sobre a relevância do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. "Todos nós sabemos que, como sul-americanos, o potencial da América do Sul é infinito. Mas não alcançaremos esse potencial sem uma conectividade fantástica no nosso continente e com o resto do mundo. Quando olhamos as nossas oportunidades em Guarulhos, vemos possibilidades incríveis de crescimento, em grande parte possibilitadas graças ao nosso relacionamento com a Delta. É muito importante observar que o acesso que temos à América do Norte, resultado dessa parceria, é parte do que está permitindo transformar Guarulhos em um verdadeiro mega hub", destaca o executivo.
Além dos executivos citados acima, representaram a Delta Bob Somers (vice-presidente sênior de Vendas Globais), Kristen Shovlin (vice-presidente de Vendas, Operações e Inovação), Alex Antilla (vice-presidente para a América Latina), Mauricio Parise (vice-presidente de Experiência do Cliente), Luciano Macagno (diretor geral para a América Latina, Caribe e Sul da Flórida) e Rodrigo Bértola (diretor de Vendas para a América do Sul), além de Danillo Barbizan.
Pelo lado da Latam, estiveram presentes Federico Jäger (vice-presidente de Vendas para Contas Globais da Latam), Paulo Miranda (vice-presidente de Clientes do Grupo Latam) e Andreas Scheck (diretor de Vendas e Marketing do Grupo Latam), juntamente com Aline Mafra.