Air Europa expande rotas e reforça presença em mercados estratégicos
Companhia incrementou frequência em Salvador e acrescentará mais três aeronaves à frota
![Bernardo Botella, diretor global de Vendas e Distribuição da Air Europa](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/439570/a1bb0c7522f150f2a9759e142aeb16caimg5684/0,160,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpeg)
Após registrar o melhor ano de sua história, logo com 2,9 bilhões de euros em receita, e transportar mais de 12 milhões de passageiros ao longo de 2024, a Air Europa já definiu quais serão as estratégias para este ano: seguir consolidando e expandindo as rotas em mercados-chave.
A primeira aposta é o incremento da rota Madri-Salvador, de três para quatro frequências semanais. No ano passado, foram transportados cerca de 75 mil passageiros entre o destino baiano e a capital espanhola, alcançando uma taxa de ocupação de 90%.
A companhia também tem investido na expansão de mais rotas globais. Além da chegada a Istambul, inicialmente com quatro voos por semana, a Air Europa está focada na consolidação de seus principais destinos, que incluem uma operações diárias nos voos de Medellín (Colômbia), Cidade do Panamá e Assunção (Paraguai), cinco frequências semanais para Cancún e Punta Cana, e quatro frequências por semana para Córdoba (Argentina).
A conexão entre Nova York e Madri se tornará diária, e serão lançados voos diretos de Quito e Guayaquil para a Europa, com três frequências semanais para cada uma das cidades equatorianas. Os voos para Porto e Lisboa, com quatro frequências, também seguirão entre as prioridades da empresa, principalmente pela alta procura dos brasileiros.
“O objetivo para 2025 é aumentar, pelo menos, 5% a oferta de voos. Queremos incrementar nossas rotas em todo o mundo. Trabalharemos em destinos já consolidados para seguir atendendo à demanda crescente de viagens e acrescentaremos mais três aeronaves à nossa frota. A ideia é expandir a frequência em destinos que ainda não possuem voos diários”,
Diretor global de Vendas e Distribuição da Air Europa, Bernardo Botella.
O executivo, que está no Brasil para se encontrar com as principais agências e operadoras parceiras, ainda afirmou que há um interesse da companhia em retomar as rotas para Recife e Fortaleza, encerradas desde a pandemia.
Gonzalo Romero, Country Manager da Air Europa para o Brasil, complementa ressaltando que o País é um dos mercados prioritários da companhia e que seguirão fazendo esforços para facilitar as viagens dos brasileiros, oferecendo produtos acessíveis para todos os perfis e trabalhando diretamente com as agências.
![Gonzalo Romero, Claudia Shishido e Bernardo Botella, da Air Europa](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/439571/f7e2ae4b9bad70b6f57ac8b7454fa4f1img5687/0,186,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpeg)
Importância do corporativo
Além de atrair famílias que buscam experiências em destinos europeus, a Air Europa reconhece a relevância do segmento corporativo, principalmente para o sucesso da sua classe Business.
"A companhia compreende que esse público possui um perfil estratégico e está disposto a pagar mais por um serviço superior. Guarulhos, por exemplo, é um destino essencial para o Turismo de negócios, atraindo um grande volume de viajantes corporativos. Esses passageiros costumam viajar sozinhos e valorizam privacidade e conforto, tornando a Business Class da Air Europa uma escolha atrativa"
Bernardo Botella, diretor global de Vendas e Distribuição da Air Europa
Foco em sustentabilidade
![Air Europa está implementando novas iniciativas para avançar na descarbonização do setor aéreo](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/438496/21b5b2595a15836a1de78b7a476e110cunnamed61/0,53,800,478/1206,720,0.73/0/default.jpg)
Paralelamente aos investimentos na expansão das rotas, a Air Europa está implementando novas iniciativas para avançar na descarbonização do setor aéreo. Além da incorporação progressiva de combustível sustentável (SAF), a companhia vem aperfeiçoando seus processos para reduzir o consumo de combustível.
Entre as medidas adotadas, estão os protocolos SETI e SETO, que permitem a realização de operações em solo com apenas um motor, e a tecnologia OptiClimb, que usa análise de dados e inteligência artificial para fornecer recomendações aos pilotos na fase de subida. Essa inovação, segundo a Air Europa, pode gerar uma economia de aproximadamente 3,2 mil toneladas de combustível em 2025.
A companhia ainda garante que as aeronaves Boeing 787 Dreamliner não apenas reduzem o tempo de voo em até 40 minutos em rotas de longa distância, como também consomem até 25% menos combustível, resultando em uma redução proporcional nas emissões.