Air Europa encerra 2024 com receita de quase 3 bilhões de euros e planeja expansão
Companhia aérea aumentará sua receita em mais de 6% em relação ao ano de 2023
A Air Europa deve encerrar 2024 com uma receita superior a 2,9 bilhões de euros, registrando um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. A projeção reflete o crescimento da companhia, que transportou mais de 12 milhões de passageiros no período, avanço de 4,4% em comparação a 2023.
A empresa também planeja ampliar suas operações em 2025, com a incorporação de três novos Boeing 787 Dreamliner e o primeiro Boeing 737 MAX, além de novas rotas e aumento de frequências. Entre as adições recentes, estão as rotas para Veneza e Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.
"Melhoramos nossas métricas operacionais, tanto no número de passageiros quanto na taxa de ocupação, para atender a um mercado que, acreditamos, continuará crescendo. Permanecemos demonstrando que somos um ator essencial para a mobilidade no país e para conectar viajantes entre a Europa e a América"
Jesús Nuño de la Rosa, CEO da Air Europa
Expansão de capital e resultados operacionais
A ampliação de capital de 81 milhões de euros, com participação da Globalia e do grupo IAG, fortaleceu a companhia. O montante, segundo avalia a própria direção da empresa, em comunicado, permitiu maior solidez financeira e reforçou a confiança dos investidores na gestão e no planejamento estratégico.
Os resultados operacionais positivos também refletem o impacto do hangar da Globalia Mantenimiento no aeroporto de Madri-Barajas, que contribuiu para a eficiência da frota e gerou novas oportunidades de negócio.
Desafios e sustentabilidade
Em 2025, a companhia enfrentará desafios ligados à descarbonização e ao uso de combustíveis sustentáveis (SAF), que serão obrigatórios em 2% dos voos na União Europeia. A Air Europa já deu os primeiros passos nesse sentido, com acordos firmados para o uso de SAF em algumas rotas.
Com a expansão planejada e a adoção de medidas de eficiência, a Air Europa busca manter sua posição no mercado, conectando Europa e América por meio do hub de Madri-Barajas e fortalecendo sua atuação em rotas estratégicas de longa distância.