Latam amplia operações no Rio de Janeiro e em Brasília
Companhia tem retomado de forma sustentável a sua conectividade internacional
A Latam deu início, na última sexta-feira (16), à sua segunda ligação entre o aeroporto do Galeão e Buenos Aires. Além de voar 3 vezes por semana para o Aeroparque, agora a companhia também voa do Rio de Janeiro para o aeroporto de Ezeiza. A segunda opção do Rio de Janeiro para Buenos Aires conta com 5 voos semanais e é sazonal, planejada para atender a demanda da alta temporada até fevereiro de 2023.
Partindo do aeroporto do Galeão, a companhia aérea também voa diretamente para Lima (5 voos por semana) e Santiago (12 voos por semana). A Latam tem retomado de forma sustentável sua conectividade internacional no Brasil e já voltou a voar diretamente do País para 21 destinos no Exterior (eram 26 antes da pandemia de Covid-19).
"O Rio sempre pode oferecer oportunidades de investimentos, mesmo que tenham como foco um período de aumento pontual da demanda, como na alta temporada de verão. Nosso compromisso é sempre estarmos atentos a essas e outras oportunidades para investir onde há demanda potencial”, destaca a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.
Para 2023, a companhia também já anunciou que se tornará a única companhia aérea a voar diretamente do Brasil para Los Angeles, em uma rota estratégica para o País, fruto da sua joint venture com a Delta. O próximo destino a ser retomado, também em 2023, será Joanesburgo, com voos diretos de Guarulhos (São Paulo) a partir de 3 de agosto.
GALEÃO-EZEIZA 5 VEZES POR SEMANA
O voo na rota Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza é operado 5 vezes por semana, com duração de 3h20 e em aeronaves Airbus A320 (com capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Os voos decolam todos os dias (exceto quinta-feira e sábado) do Galeão às 13h05 (hora local) e de Ezeiza às 17h15 (hora local).
LATAM OPERA QUASE 800 VOOS EXTRAS NA ALTA TEMPORADA NO RIO DE JANEIRO
A companhia aérea opera 784 voos extras no Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) durante esta alta temporada de verão (de 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023) na comparação com outubro e novembro de 2022. Os principais incrementos são nas rotas São Paulo/Congonhas-Rio de Janeiro/Santos Dumont (241 voos extras), São Paulo/Guarulhos-Rio de Janeiro/Santos Dumont (76 voos extras), Rio de Janeiro/Galeão-Santiago (71 voos extras), Brasília-Rio de Janeiro/Santos Dumont (59 voos extras), Belo Horizonte/Confins-Rio de Janeiro/Santos Dumont (55 voos extras) e Rio de Janeiro/Santos Dumont-Vitória (53 voos extras).
140 VOOS EXTRAS BRASIL-ARGENTINA
A Latam opera 136 voos extras entre Brasil e Argentina nesta alta temporada de verão. Os principais incrementos são nas rotas Buenos Aires/Ezeiza-Rio de Janeiro/Galeão (61 voos extras), Buenos Aires/Aeroparque-São Paulo/Guarulhos (33 voos extras), Buenos Aires/Aeroparque-Rio de Janeiro/Galeão (23 voos extras) e Buenos Aires/Ezeiza-São Paulo/Guarulhos (16 voos extras).
MAIS CONECTIVIDADE COM BRASÍLIA
Nos últimos dia 15 e 16, a Latam também inaugurou voos sazonais diretos de Brasília para Navegantes (SC) e Uberlândia (MG), respectivamente. As novas rotas já registram uma ocupação média de 70% em seus primeiros dias de operação.
O aeroporto de Brasília é um hub fundamental para a aérea, com conexões para outros 36 destinos da empresa no Brasil e para Lima, no Peru (a partir de março de 2023). Durante a alta temporada de verão (de 1º de dezembro de 2022 a 31 de dezembro de 2023), a Latam também opera 616 voos extras em Brasília. Os principais incrementos são em rotas para Porto Alegre (61 voos extras), Recife (60 voos extras) e Rio de Janeiro/Santos Dumont (59 voos extras).
“Em um país com dimensões continentais como o nosso, o aeroporto de Brasília é peça chave do desenho estratégico da nossa malha aérea, com muita capilaridade para todas as regiões. Graças à eficiência que alcançamos nos últimos dois anos, conseguimos retomar e incrementar ainda mais essa operação no Distrito Federal, ampliando as opções para conectar os nossos voos com ainda mais agilidade”, destaca Aline.
Mais eficiente após se reestruturar e sair do processo de Capítulo 11, a Latam lidera o setor aéreo no Brasil, de acordo com os últimos resultados publicados pela Anac. Em crescimento no País, a companhia tem ampliado de forma contínua a sua conectividade no mercado nacional desde o segundo semestre de 2021. Atualmente, a companhia já voa para o maior número de destinos da sua história no Brasil: 54.
Desde o segundo semestre de 2021, a Latam começou a operar em Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Sinop (MT). Este último, aliás, com voos diretos a partir de Brasília.
BRASÍLIA-NAVEGANTES DIÁRIO
O voo Brasília-Navegantes é operado diariamente com 2h15 de duração pelo Airbus A320 (com capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Os voos decolam de Brasília às 20h10 (hora local) e de Navegantes às 6h10 (hora local). A operação direta reduz em 1h o tempo total de viagem entre os dois aeroportos na comparação com um voo com conexão em São Paulo/Congonhas.
Em Navegantes, a Latam também opera voos diretos para São Paulo/Congonhas (43 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (19 voos semanais), além de 160 voos extras nesta alta temporada de verão.
BRASÍLIA-UBERLÂNDIA 5 VEZES POR SEMANA
O voo Brasília-Uberlândia é operado 5 vezes por semana com 1h de duração em aeronaves Airbus. Os voos decolam de Brasília todos os dias (exceto quinta-feira e domingo) às 21h35 (hora local), e decolam de Uberlândia todos os dias (exceto segunda e sexta-feira) às 5h10 (hora local). A operação direta reduz em três vezes o tempo total de viagem entre os dois aeroportos na comparação com um voo com conexão em São Paulo/Congonhas.
Em Uberlândia, a Latam também opera voos diretos para São Paulo/Congonhas (9 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (12 voos semanais), além de 24 voos extras nesta alta temporada de verão.