Karina Cedeño   |   01/04/2025 09:27

Reservas futuras de voos entre o Canadá e os EUA entram em colapso; entenda

Estudo da OAG mostra que companhias aéreas reduziram a demanda entre os dois países até outubro deste ano


Flickr/DennisJarvis
Análise revela uma tendência de queda na capacidade das companhias aéreas e um declínio acentuado nas reservas futuras
Análise revela uma tendência de queda na capacidade das companhias aéreas e um declínio acentuado nas reservas futuras

Após um início conturbado no relacionamento entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Justin Trudeau, primeiro ministro do Canadá, um estudo da OAG mostra que a capacidade das companhias aéreas entre os países foi reduzida até outubro deste ano, com cortes mais significativos nos meses de pico de viagens, em julho e agosto.

De acordo com a OAG, apesar das mudanças na programação das companhias aéreas e do redirecionamento da capacidade para outros mercados, uma tendência mais preocupante surge dos dados de demanda futura: as reservas futuras de voos entre o Canadá e os EUA entraram em colapso, algo que já foi constatado e até virou matéria aqui no Portal PANROTAS.

Usando dados de reservas futuras de um grande fornecedor de GDS, a OAG comparou o total de reservas realizadas em março do ano passado com as registradas nesta semana para a próxima temporada de verão. As reservas caíram mais de 70% em todos os meses até o final de setembro. Essa queda acentuada sugere que os viajantes estão adiando as reservas, provavelmente devido à incerteza em torno da disputa comercial.

Veja mais detalhes na tabela abaixo:

Reservas antecipadas: Canadá - EUA

Reservas da Temporada de Verão de Março de 2024 vs. Março de 2025

Mês da Reserva
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Março de 2024
1.218.570
817.912
649.878
516.344
370.228
233.160
Março de 2025
295.982
226.980
184.720
147.679
103.914
65.680
% de variação
-75.7%
-72.2%
-71.6%
-71.4%
-71.9%
-71.8%

Fonte: OAG

Capacidade programada de companhias aéreas do Canadá para os EUA

Comparando o número total de assentos de ida programados entre os dois países registrados em 3 de março e aqueles registrados em 24 de março, a tabela abaixo mostra que mais de 320 mil assentos foram removidos por companhias aéreas que operam entre os dois países até o final de outubro.

Como mencionado acima, os cortes mais notáveis são em julho e agosto - os dois meses de pico da temporada de verão - quando as companhias aéreas cortaram a capacidade em cerca de 3,5%.

Capacidade de Companhias Aéreas Programadas do Canadá para os EUA

Assentos programados registrados em 3 de Março de 2025 vs. 24 de Março de 2025

Mês
3 de março de 2025
24 de março de 2025
% de variação
Abril
1.542.200
1.509.293
-2,1%
Maio
1.724.135
1.669.672
-3,2%
Junho
1.837.590
1.790.543
-2,6%
Julho
1.976.352
1.906.617
-3,5%
Agosto
1.996.805
1.926.806
-3,5%
Setembro
1.811.738
1.782.668
-1,6%
Outubro
1.731.817
1.711.575
-1,2%

Fonte: OAG

WestJet olha para a Europa

Ajustes de curto prazo em horários são sempre desafiadores para as companhias aéreas, especialmente para a temporada de verão, quando a disponibilidade de slots em mercados alternativos pode não ser fácil de encontrar. No entanto, desde o início de março, a WestJet adicionou 114 voos para a Europa Dublin e Edimburgo são os dois aeroportos que mais se beneficiam dessas mudanças na capacidade.

A disponibilidade limitada de slots nos principais aeroportos europeus pode ser parte do motivo pelo qual a Air Canada não seguiu a WestJet. Embora a companhia canadense normalmente tenha proporções maiores de tráfego de conexão em sua rede, sendo grande parte conectada em um hub dos EUA a um de seus parceiros da Star Alliance, isso se torna mais difícil de gerenciar quando os voos são cancelados.

Período complicado para as companhias aéreas

Segundo o levantamento, para todas as companhias aéreas regulares que operam entre os Estados Unidos e o Canadá, qualquer queda na confiança do consumidor e mudanças subsequentes nas viagens planejadas são uma preocupação, especialmente em um mercado tão grande e quando ocorrem em tão pouco tempo.

A lei das consequências não intencionais está mais uma vez impactando a indústria aérea, aumentando o que já havia se tornado um mercado em declínio. Para aqueles que ainda estão planejando viajar, pode haver algumas companhias aéreas oferecendo tarifas aéreas particularmente baratas nos próximos meses, pois buscam estimular a demanda, mas para as companhias aéreas serão alguns meses complicados, especialmente porque o mercado tradicional de "snowbird" do Canadá para os EUA pode ser gravemente impactado no ano que vem se a situação não melhorar rapidamente.


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