Pedro Menezes   |   11/03/2025 14:05
Atualizada em 11/03/2025 14:06

Procon-SP pede esclarecimentos a Voepass e Latam sobre atendimento a clientes

Equipes de fiscalização inclusive estiveram no aeroporto de Congonhas para acompanhar o atendimento

Guilherme Dotto
Procon-SP informa que dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes
Procon-SP informa que dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes

O Procon-SP notificou a Voepass e a Latam para que prestem esclarecimentos sobre como estão atendendo os clientes após decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender os voos realizados pela Voepass a partir desta terça-feira (11). Equipes de fiscalização inclusive estiveram no aeroporto de Congonhas para acompanhar o atendimento e orientar os passageiros que possam ter sido surpreendidos pela decisão.

"Na notificação, as empresas devem informar sobre como a suspensão dos voos foi comunicada aos passageiros; como as empresas estão atendendo aqueles que se encontram no aeroporto; quais as alternativas que estão oferecidas; os canais de atendimento disponibilizados, dentre outras, sempre relacionadas aos direitos dos consumidores previsto no Código de Defesa do Consumidor"

Procon-SP, em comunicado oficial

Os passageiros que já se encontrarem nos aeroportos, têm direito a: comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora; alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso. Se o aeroporto for da mesma cidade do consumidor, ele terá direito a transporte até sua residência.

O Procon-SP informou ainda que as passagens de voos operados pela Voepass são comercializadas de 3 formas: diretamente pela Voepass; pela Latam – em razão de acordo comercial entre as duas empresas -; e por agências de viagens. Assim, o dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes.

"Com os voos cancelados, elas precisarão informar a situação do voo, e as alternativas previstas na legislação, tais como: reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea ou até de outra companhia; execução do serviço para o mesmo destino por modalidade como via rodoviária, por exemplo; e reembolso do valor pago integralmente, dentre outros", diz o comunicado do Procon-SP.

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