Laura Enchioglo   |   04/02/2025 09:36

Quais foram os produtos mais transportados pelo Grupo Latam em 2024? Confira

No mercado internacional, a Latam Cargo transportou de/para o Brasil mais de 207 mil toneladas em 2024


Divulgação
Latam Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 126 mil toneladas domésticas para 46 destinos no Brasil
Latam Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 126 mil toneladas domésticas para 46 destinos no Brasil

A Latam Cargo, afiliada de cargas do Grupo Latam, acaba de revelar que cargas gerais, fármacos, eletrônicos e perecíveis foram os itens mais transportados pela aviação dentro do Brasil em 2024. Já em voos internacionais, cargas gerais, fármacos, frutas, ovos e pescados lideraram o ranking dos embarques e desembarques no País.

“Transportar cargas com segurança, agilidade e confiabilidade é um pilar fundamental do nosso compromisso com o Brasil e com nossos clientes. E esse levantamento apenas reforça que o trabalho realizado pela Latam Cargo em nosso País assegura o abastecimento de toda a cadeia de suprimentos e consumo, tanto no âmbito nacional quanto internacional”

Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil

De acordo com os dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Latam Cargo transportou nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras mais de 126 mil toneladas domésticas para 46 destinos no Brasil entre janeiro e dezembro de 2024. Desse total, 59% dos transportes de cargas domésticas da Latam em 2024 foram realizados em voos de/para os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (32% de participação), Manaus (17% de participação) e Brasília (10% de participação).

No mercado internacional, a Latam Cargo transportou de e para o Brasil mais de 207 mil toneladas entre janeiro e dezembro de 2024 nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e de aeronaves cargueiras.

Das 207 mil toneladas transportadas internacionalmente pela Latam Cargo, 41% corresponde à exportação em 2024. Nesta ocasião, 98% das cargas são provenientes de São Paulo/Guarulhos (76% de participação) e Campinas/Viracopos (22% de participação). Os principais destinos concentram 39% dessas cargas e são: Miami (19% de participação), Santiago (12% de participação) e Bogotá (8% de participação).

Cargas gerais, frutas, ovos e pescados são os itens mais transportados pela Latam Cargo na frente de exportação. Já das cargas de importação, cargas gerais, fármacos e frutas são os itens mais transportados.

Do volume de cargas movimentadas entre o Brasil e o exterior, 59% correspondem à importação em 2024, sendo que 60% das cargas têm origem principalmente de Miami (33% de participação), Santiago (19% de participação) e Frankfurt (8% de participação). Os principais destinos nacionais que recebem 90% dessas cargas são São Paulo/Guarulhos (60% de participação), Campinas (24% de participação) e Manaus (6% de participação).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.