Filip Calixto   |   12/02/2025 11:09

Azul cria unidade de negócios para comercializar créditos de carbono

Objetivo é apoiar organizações de todos os setores no processo de transição energética e descarbonização

Divulgação Azul/Cesar Dos Reis
Companhia aérea criou uma divisão de negcócios para orientar organizações de todos os setores no processo de transição energética e descarbonização
Companhia aérea criou uma divisão de negcócios para orientar organizações de todos os setores no processo de transição energética e descarbonização

A Azul Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova unidade de negócios voltada à comercialização de créditos de carbono para empresas de diversos setores. O objetivo da companhia é oferecer suporte e orientação para as organizações na jornada de transição energética e descarbonização.

Já com seu processo de metas de redução de carbono de longo prazo aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), a Azul pretende, com essa iniciativa, compartilhar conhecimento e expertise no tema.

A nova unidade de negócios visa criar soluções personalizadas para cada cliente, ajudando as empresas a adquirirem créditos de carbono de alta integridade.

"Nosso objetivo é garantir que a aquisição desses créditos seja eficiente, segura e alinhada com as necessidades específicas de cada empresa"

Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade da Azul

A nova empreitada da companhia aérea se inspira em líderes globais como BASF, DuPont e Lufthansa, que transformaram sua expertise operacional em serviços de mercado. Além da comercialização de créditos de carbono, o novo braço da Azul vai oferece análise especializada, visando garantir a integridade e segurança dos créditos, com preços competitivos.

Alvarez ressaltou ainda que, entre os principais diferenciais da unidade de negócios da Azul, estão as parcerias firmadas com empresas como Auren, BTG Systemica, Caixa Econômica e GSS. Esses acordos serão responsáveis pelo fornecimento de créditos com alta confiabilidade e serão geridas pela Azul, garantindo aos clientes acesso a soluções de qualidade.

A estratégia da Azul para o lançamento dessa unidade de negócios segue o mesmo princípio adotado para outras iniciativas, como a Azul Viagens e a Azul Cargo Express. Aproveitando a experiência adquirida, a companhia acredita que está preparada para contribuir com as necessidades do mercado.

A unidade de créditos de carbono atuará tanto no mercado voluntário quanto no regulado brasileiro. Com a recente aprovação da Lei de Mercado de Carbono no Brasil, sancionada no final de 2024, a Azul visa oferecer soluções acessíveis e diversificadas para empresas de todos os portes, auxiliando na preparação para o novo mercado de carbono e no avanço das agendas climáticas.

Alvarez também destacou que, com o apoio das parcerias, será possível fornecer créditos a preços acessíveis, permitindo que as empresas construam portfólios de carbono ajustados às suas necessidades.

"Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2 e, com nossa equipe especializada, estamos prontos para atender a diferentes demandas"

Filipe Alvarez.

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