Pedro Menezes   |   26/02/2025 09:52
Atualizada em 26/02/2025 11:46

Após sucesso entre clientes, Gol vai aprimorar notificações em tempo real no celular

Um dos projetos de 2025 é incluir a informação sobre a esteira em que se encontra a bagagem do passageiro


Divulgação
Luiz Borrego, diretor executivo de Tecnologia, CyberSecurity, Canais Digitais e Transformação Digital no Grupo Gol
Luiz Borrego, diretor executivo de Tecnologia, CyberSecurity, Canais Digitais e Transformação Digital no Grupo Gol

A Gol Linhas Aéreas lançou, em outubro de 2024, as live activities – ou “atividades ao vivo” – para todos os seus voos. Com isso, os passageiros passaram a receber notificações sobre suas viagens em tempo real, diretamente na tela de bloqueio do celular. A Gol foi a primeira companhia do Brasil a implementar a novidade.

Agora em 2025, a jornada avança com o foco na proposta de otimizar para transformar, como diz o próprio diretor executivo de Tecnologia, CyberSecurity, Canais Digitais e Transformação Digital no Grupo Gol, Luiz Borrego. De acordo com ele, novidades estão a caminho para aprimorar ainda mais a experiência do passageiro.

"Um bom exemplo do nosso olhar para a tecnologia neste ano é a evolução da função Live Activities, que implementamos em 2024. Hoje, ela permite acompanhar o voo em tempo real. Isso inclui respostas para perguntas como: quanto falta para o início do embarque? E para o final? Qual é o portão do voo? Ter essas questões na tela do celular faz real diferença para o passageiro. Não por acaso, em plena alta temporada, atingimos um índice de 95% de satisfação com essa ferramenta – e sabemos que ainda há espaço para aperfeiçoamento

Luiz Borrego, CIO e Inovação da Gol

As live activities oferecem atualizações em tempo real sobre o status dos voos, com informações críticas como mudanças de portão, horário de embarque e eventuais atrasos. Tudo isso será exibido de forma prioritária e prática na tela do celular, sem a necessidade de abrir o aplicativo da Gol.

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As live activities oferecem atualizações em tempo real sobre o status dos voos, com informações críticas como mudanças de portão, horário de embarque e eventuais atrasos
As live activities oferecem atualizações em tempo real sobre o status dos voos, com informações críticas como mudanças de portão, horário de embarque e eventuais atrasos

Um dos projetos de 2025 é incluir na função a informação sobre a esteira em que se encontra a bagagem do passageiro, para facilitar a jornada no momento do desembarque. Isso ilustra, segundo ele, uma das principais estratégias da Gol: olhar para cada momento da experiência do cliente, da compra da passagem ao desembarque.

"Pode parecer simples, mas, no setor aéreo, um dos desafios é justamente a complexidade dessa jornada. Isso porque cada aeroporto tem sua própria dinâmica e infraestrutura. É como se estivéssemos traduzindo milhares de outros idiomas para um só. Temos o aeroporto, a concessionária do aeroporto, a Gol, o sistema – e tudo isso precisa ser convertido em uma linguagem única a fim de se criar uma experiência consistente para o cliente", diz ele.

Para minimizar impactos, a Gol implementou ajustes em mensageria, informando o passageiro sempre que uma atualização crítica, como a mudança de portão de embarque, não for registrada no sistema do aeroporto.

Ano será focado também em automação

PANROTAS / Filip Calixto
Além da otimização de funcionalidades já existentes, o diretor afirma que 2025 será marcado por um avanço significativo em automação
Além da otimização de funcionalidades já existentes, o diretor afirma que 2025 será marcado por um avanço significativo em automação

Além da otimização de funcionalidades já existentes, o diretor afirma que 2025 será marcado por um avanço significativo em automação. Segundo ele, o foco será identificar e automatizar processos que tornem a jornada do cliente mais fluida e eficiente, seja por meio de inteligência artificial, pela integração de sistemas, por robotização de atividades ou por tecnologias emergentes.

"Olhando para o presente e para o futuro, num contexto de saturação digital, entendemos que nossa missão vai além de implementar novas tecnologias. Trata-se de tornar a experiência de viajar mais simples, previsível e confiável. E para isso, seguimos ouvindo, ajustando e inovando. Porque, no fim do dia, a melhor tecnologia é aquela que realmente faz diferença na vida das pessoas", finalizou Luiz Borrego.

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