South African Airways celebra sucesso de Cape Town e já planeja mais voos ao Brasil
Atualmente, 80% das vendas de passagens da SAA no Brasil são feitas através dos agentes de viagens
A South African Airways voltou ao Brasil, em novembro de 2023, com tudo. A grande novidade que pegou todo mundo de surpresa naquela época não foi a retomada dos voos para o hub em Joanesburgo, e sim o anúncio de voos inéditos para Cidade do Cabo (Cape Town), ambos a partir de São Paulo.
Deu certo! Hoje, cerca de 14 meses depois da retomada das operações, a companhia vive um momento saudável no mercado brasileiro. Desde setembro de 2024, conta com um novo Country Manager no Brasil: Gabriel Gomes, ex-Gol, que visitou a redação da PANROTAS nesta quarta-feira (15) ao lado de Kadu Lucas, gerente de Marketing e Vendas da SAA no Brasil.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Gabriel destacou este momento especial e histórico vivido pela companhia. "O primeiro ano da nossa retomada foi de consolidação, de voltar a ter presença no trade, dentro dos desafios impostos pelo mercado. Tivemos um ano de 2024 muito bom e agora chega o momento especial de retomar a referência da SAA como esta ponte que liga os dois continentes. Estamos super confiantes de que será um ano promissor", disse.
Gabriel destacou a surpresa positiva com relação a Cape Town, que vem tendo uma demanda forte. Já Kadu afirma que a companhia sul-africana não esperava esta demanda. "É um destino diferente do hub de Joanesburgo, mais local, mas também mais desafiador (para vendas). No entanto, a demanda está super boa para um voo conveniente, de cerca de 7 horas, e para um destino barato", destacou Kadu.
"Voltamos ao Brasil de maneira diferente mesmo, com ligações para Joanesburgo e Cape Town, esta que nos surpeendeu positivamente. A demanda e a procura como um todo estão super altas para este voo curto, para esta ligação conveniente, para um destino barato e para um mercado que o brasileiro vem procurando cada vez mais. O planejamento é manter estas duas ligações, até porque Joanesburgo é o nosso hub de distribuição. Ou seja, vamos manter as ligações e ainda devemos crescer em frequências assim que tivermos mais aeronaves"
Gabriel Gomes, Country Manager da South African Airways no Brasil
A companhia sul-africana conta hoje com quatro frequências semanais, sendo dois voos por semana para Cidade do Cabo e outros dois voos para Joanesburgo, a bordo do A330-300.
Agentes de viagens respondem por 80% das vendas
A South African Airways continuará privilegiando o agente de viagens brasileiro, até porque 80% das vendas de passagens são através do B2B. "Com relação as rotas, a demanda se divide bem, mas, se formos crescer, será para Joanesburgo por conta dos passageiros em conexão", destacou Kadu.
Assim como no Brasil, dezembro, janeiro e fevereiro são meses de alta temporada de verão na África do Sul, o que fazem com que os voos registrem alta ocupação. "Julho também teve resultados muito bons. A gente acompanha as tendências de mercado e estamos com operações saudáveis desde a retomada dos voos", frisou Gabriel.
Os primeiros meses do novo Country Manager
Gabriel construiu grande parte de sua carreira na Gol Linhas Aéreas, onde acumulou conhecimentos sobre o mercado brasileiro e latino-americano. Chegou em setembro de 2024 ao seu mais novo desafio, antes de realizar alguns projetos para a Aena no seu projeto de expansão pelo Brasil.
"Cheguei cheio de gás e de energia para ajudar e facilitar o trabalho da SAA no Brasil. Tentamos todos os dias subir um pouco o patamar da companhia no mercado brasileiro, buscando novos canais, novos nichos de clientes, além de termos um planejamento bem bacana para 2025. Vamos entrar mais fortes, vamos trazer o branding da África do Sul para as feiras e estaremos próximos dos principais clientes", frisou Gabriel.