Pedro Menezes   |   06/12/2024 13:38
Atualizada em 06/12/2024 15:07

Greve de pilotos da South African Airways cancela voos ao Brasil; veja comunicado

Decisão de cancelar voos veio após a companhia não ter encontrado parceiras a tempo para alocar clientes


Divulgação/SAA
Greve obrigou a companhia sul-africana cancelar voos para alguns destinos internacionais
Greve obrigou a companhia sul-africana cancelar voos para alguns destinos internacionais

A Associação de Pilotos da South African Airways iniciou uma greve nessa quinta-feira (5), na África do Sul, por conta de impasses relacionados a negociações salariais. Isto obrigou a companhia sul-africana cancelar voos para alguns destinos internacionais, incluindo o Brasil (São Paulo/Guarulhos).

A informação foi confirmada pela gerente sênior de Relações Corporativas da SAA à Reuters. De acordo com a executiva, a decisão de cancelar voos veio após a companhia não ter encontrado parceiras a tempo para alocar seus clientes em outros voos. Por outro lado, os voos domésticos ou continentais continuaram normalmente.

A greve, por sua vez, foi iniciada porque os pilotos exigiram um aumento de 30% nos salários, mas que acabou sendo reduzido para 15,7% + benefícios. Mesmo assim, de acordo com o diretor executivo interino da SAA, John Lamola, este aumento salarial para os profissionais da categoria levaria a empresa à falência. A contraproposta, por sua vez. oferecia um aumento de 8,46% retroativo a abril, o que não agradou.

Comunicado oficial da South African Airways

"Após o impasse nas negociações salariais entre a South African Airways (SAA) e o Sindicato dos Pilotos da SAA (SAAPA), os pilotos filiados ao SAAPA e ao sindicato associado, o Movimento Nacional de Transporte, iniciaram uma greve a partir de 5 de dezembro de 2024.

Como resultado dessa ação trabalhista do SAAPA, a administração da SAA foi obrigada a implementar medidas de contingência para garantir a continuidade dos negócios e acomodar os passageiros por meio de um cronograma de voo limitado e realocação em outras companhias aéreas.

Os detalhes específicos do cronograma de voos limitados e planos de realocação foram comunicados aos agentes de viagem e aos passageiros que reservaram diretamente com a SAA através da Central de Atendimento, GSA, escritórios de emissão de passagens na cidade e no aeroporto, flysaa.com e aplicativos móveis SAA. Também publicamos uma FAQ no flysaa.com.

O CEO Interino, Professor John Lamola, declarou: “Esta situação é lamentável, e reconhecemos a confiança que nossos clientes depositam em nós para suas necessidades de viagem. Estamos comprometidos em garantir que todos os passageiros cheguem aos seus destinos, apesar dos desafios impostos por uma malha aérea limitada e as necessárias reacomodações em outras companhias.”

Contatos Importantes:

  • Atendimento: (11) 4632-0960
  • SAC: 0800 595-0700
  • Whatsapp: (11) 94558-3180
  • E-Mail: SAABrazil@flysaa.com"

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