Latam supera em 70% a meta de contratação de tripulantes técnicos em 2024
Foram 316 novos comandantes e copilotos(as) incorporados ao quadro de colaboradores da companhia no Brasil
A Latam anunciou que superou em 70% a meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024. Foram 316 novos comandantes e copilotos(as) incorporados ao quadro de colaboradores da companhia no Brasil, 130 acima do que estava projetado para o ano.
Além disso, em decorrência dos investimentos em pessoas, serviços e frota, a Latam também promoveu em 2024 um total de 316 tripulantes, tanto nas promoções de copilotos para comandantes, quanto na transição de profissionais que operavam a frota narrow-body (aeronaves de um corredor - como os modelos da família Airbus A320) para a operação de frota wide-body (aeronaves de dois corredores, como os modelos Boeing 787 e 777).
“Esses números são o reflexo do nosso compromisso social e econômico com o Brasil e do forte investimento que a Latam tem feito no País. Quase dobramos a nossa meta para contratação de pilotos neste ano e ainda conseguimos promover uma parcela importante dos nossos tripulantes. Essa é a Latam investindo na aviação brasileira e em quem deseja construir uma carreira em nossa companhia”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da Latam Brasil.
A companhia aérea também alcançou um marco histórico no Brasil: foram mais de 334 mil horas de treinamento oferecidas aos pilotos novos e antigos, com sessões em simuladores de voo, cursos iniciais, periódicos e adicionais. Na prática, foi um aumento de 38% quando comparado com as horas de treinamento de 2023.
Ao todo, a Latam investiu US$ 41 milhões em todos esses treinamentos.
Como é o treinamento de pilotos na Latam
O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na Latam conta com uma duração média de três a quatro meses e é dividido em três fases:
- Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é on-line, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa Latam;
- Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento;
- Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da Latam, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da Latam passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.
Operações da Latam no Brasil e no Exterior
- Entre os países da América do Sul, a Latam opera voos com aeronaves da família Airbus A320. Isso permite aos pilotos que costumam voar apenas dentro do Brasil a oportunidade de atuar em operações internacionais para destinos como: Santiago (Chile), Buenos Aires e Mendoza (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai);
- Já os tripulantes de aviões wide-body operam voos de longa distância para destinos como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Boston, Los Angeles, Joanesburgo, Paris e Roma. Todos esses destinos são atendidos pela Latam em voos diretos do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria global e multicultural.
Hoje, os tripulantes técnicos da Latam levam em média oito anos para pilotar aeronaves wide-body, considerando que iniciam a trajetória como copilotos de aviões narrow-body. Primeiramente, seguem para a função de copilotos de aeronaves wide-body, depois comandantes de modelos narrow-body e, por fim, comandantes de aviões wide-body. Essa trajetória permite ao aeronauta pilotar aviões dos dois modelos nas duas funções de um tripulante técnico.
Mais voos e assentos no mercado brasileiro
Atualmente, a Latam é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil.
De acordo com a Anac, a Latam lidera a aviação nacional desde 2021. Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Já na operação internacional, a Latam tem voos próprios do País para 90 aeroportos no Exterior. A empresa encerra 2024 após inaugurar as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Ainda segundo a Anac, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024 com 23,45% de participação (RPK**).