Pedro Menezes   |   15/01/2025 10:19

Gol planeja redução de dívida e aumento de capital e frota de aeronaves até 2029

Companhia apresentou o Plano Financeiro de 5 Anos, que deverá servir de base para o plano de reorganização

Divulgação
Plano da Gol projeta o crescimento da frota para 167 aeronaves até 2029
Plano da Gol projeta o crescimento da frota para 167 aeronaves até 2029

A Gol divulgou uma versão revisada de seu Plano Financeiro de 5 Anos, que deverá servir de base para o plano legal independente de reorganização da companhia nos termos do Chapter 11.

O plano, que inclui vários detalhes envolvendo os esforços da companhia em melhorar o desempenho operacional e financeiro, demonstra o compromisso da Gol em expandir sua operação e projeta o crescimento da frota para 167 aeronaves até 2029, ao mesmo tempo em que prevê investimentos na frota existente no curto prazo.

“Temos o prazer de dar mais um passo do nosso plano de reestruturação financeira. Desde o início deste processo no ano passado, obtivemos concessões por parte dos nossos arrendadores, endereçamos questões relacionadas à manutenção e a obrigações vencidas, e lançamos um plano de melhoria de resultados e fechamos acordos com stakeholders-chave que, quando implementados por meio do Plano de Reorganização, irão reduzir o endividamento da Gol”

Celso Ferrer, diretor presidente da Gol

O Plano de 5 Anos assume:

  • Aprovação do Plano de Reestruturação protocolado no Bankruptcy Court for the Southern District of New York em 9 de dezembro de 2024
  • A conversão de parcela significativa da dívida financeira da Gol em novas ações
  • Conclusão de um aumento de capital de saída planejado de US$ 330 milhões, combinado com uma nova dívida de saída de cinco anos de US$ 1,54 bilhão, com o objetivo de pagar o financiamento na modalidade debtor-in-possession existente e prover liquidez adicional ao balanço patrimonial da Gol.
  • O endividamento líquido deve apresentar uma melhora substancial como resultado da recuperação da frota operacional e da geração de EBITDA da companhia para níveis regulares até 2026, alcançando 2,7x até o final de 2027 e 1,9x até o final de 2029.

Plano de Reorganização

Em 9 de dezembro de 2024, a companhia apresentou sua proposta inicial de Plano de Reorganização, bem como o respectivo disclosure statement ao Tribunal. A companhia buscará a aprovação do disclosure statement e o início do processo de votação do Plano em audiência perante o Tribunal, atualmente agendada para 13 de fevereiro de 2025.

Uma vez aprovada, a Gol dará início ao processo de coleta de votos acerca do Plano, por meio da Kroll, na qualidade de agente de votação, buscando obter votos suficientes para a confirmação do Plano. Se aprovado, os procedimentos para votação do Plano, bem como as datas e demais informações relevantes, serão disponibilizados no website da Kroll e divulgados ao mercado em conformidade com a legislação aplicável.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados