Pedro Menezes   |   15/01/2025 20:56
Atualizada em 25/01/2025 19:04

União pode fazer Azul e Gol dominarem 60% do mercado doméstico

Juntas, mas separadas, companhias poderiam operar quase 1.800 voos diários para mais de 200 destinos


Divulgação/Aena Brasil
Em uma possível fusão, Azul e Gol hoje dominariam 60% de mercado, enquanto a Latam ficaria com cerca de 40% de market share
Em uma possível fusão, Azul e Gol hoje dominariam 60% de mercado, enquanto a Latam ficaria com cerca de 40% de market share

A fusão entre Azul e Gol pode estar perto de virar realidade! Isto porque Azul e a Abra, investidora majoritária de Gol e Avianca, anunciaram a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante com a intenção de combinar seus negócios no Brasil.

Segundo as companhias, a fusão "posicionará o Brasil em um nível maior de força global em um setor altamente globalizado". E de acordo com dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a união das duas companhias criaria uma holding com cerca de 60% de participação no mercado, embora permaneçam com suas operações e marcas separadas.

O objetivo da combinação de negócios é aumentar a oferta de voos domésticos e internacionais. Juntas (mas separadas) poderiam operar quase 1.800 voos diários, para mais de 200 destinos, com uma frota que ultrapassaria a marca de 300 aeronaves, entre jatos de Airbus, ATR, Boeing, Embraer e Cessna.

"As duas empresas têm aproximadamente 90% de rotas complementares e não sobrepostas. Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas"

Azul e Abra, em comunicado oficial

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