Fim de um ciclo: time da Gol se despede da sede em Congonhas e já tem novo endereço em SP
Escritórios e prédios que antes abrigavam a administração da companhia serão oficialmente desativados

A Gol Linhas Aéreas vai mudar de casa em São Paulo. A partir de hoje (23), os escritórios e prédios que antes abrigavam a administração da companhia serão oficialmente desativados no Aeroporto de Congonhas - por conta das obras de ampliação do terminal. Com isso, começa a mudança para a nova sede da Gol em São Paulo, localizada na Rua Verbo Divino, 1.661, ainda na zona sul paulistana, mas em um edifício inteiro.
O momento é histórico pois marca o fim de uma área que já abrigou a sede da Varig (sim, os muros antes do laranja eram pintados de azul) e até da Real Aerovias. E ao lado a sede da Vasp. Contornando pela rua Tamoios, já tivemos a própria Gol, em sua fundação, antes de comprar a Varig, e a Avianca, inclusive com hangar. Já a Latam tem parte de sua administração no acesso aos hangares pela avenida Bandeirantes. Ou seja, Congonhas passa a ser mais operacional que administrativo, o que pode ser muito bom para os passageiros e aeroviários, por mais que o coração sinta uma dorzinha por deixar parte da história para trás.
Cerca de 2 mil colaboradores da Gol, que até então frequentavam diariamente o complexo em Congonhas, serão realocados para o novo prédio, que ainda recebe os últimos ajustes antes de ser totalmente ocupado. A expectativa é de que todos os funcionários já estejam instalados no novo local até o final de março deste ano.
No momento, as equipes que deixaram as instalações de Congonhas estão atuando em regime home office, aguardando a conclusão das obras. No entanto, algumas áreas já estão funcionando no novo edifício, como o Centro de Controle Operacional (CCO) e os departamentos de Tecnologia e Inovação, que já foram transferidos para o novo espaço.

Apesar da mudança, algumas atividades da Gol permanecerão no complexo de Congonhas. A GolLog, unidade de logística da empresa, além de alguns setores relacionados à operação de voos no aeroporto, ainda continuarão a atuar no local. O escritório do Grupo Abra, controladora da Gol, também segue presente em Congonhas, ocupando as salas anteriormente destinadas ao CEO da companhia.
O adeus à antiga sede
No penúltimo dia de trabalhos do time Gol no complexo de Congonhas, ou seja, ontem (22), a reportagem visitou o lugar para registrar os ambientes que tantos profissionais do setor recebeu.
"Vão registrar aí como era nossa sede?", perguntou um tripulante passando logo em frente às catracas de entrada.
"Esse lugar vai deixar saudades em todo mundo que passou por aqui", completou o colaborador já se despedindo.

Os espaços que visitamos já estavam todos desmontados, mas, para quem conheceu o ambiente, é possível relembrar como era e que recordações cada um dos prédios pode gerar.
A sede da Gol em Congonhas contava com mais de 20 construções e abrigava departamentos que funcionavam 24 horas por dia, como é o caso do CCO, já completamente transferido para a nova sede.
Veja aqui abaixo o álbum com fotos do penúltimo dia de pleno funcionamento da estrutura da Gol em Congonhas.
Reorganização do Aeroporto de Congonhas
A desativação da sede da Gol em Congonhas ocorre em um momento de transformação para o próprio aeroporto. O plano de ampliação do terminal, liderado pela Aena Brasil, está em andamento e promete alterar e maneira impactante a paisagem da região.

Entre as estruturas que se manterão está o hangar principal, tombado, que passará por um processo de revitalização e ganhará novas cores. O projeto de ampliação de Congonhas envolve um investimento de R$ 2,4 bilhões, que inclui a construção de um novo terminal de passageiros, previsto para ser entregue até 2028. A nova estrutura será mais do que o dobro do tamanho do atual e contará com 20 mil metros quadrados dedicados às áreas comerciais.
Além disso, o novo terminal trará melhorias na infraestrutura, com novas pontes de embarque e a implementação de tecnologias e sistemas modernos. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto, aumentando a eficiência operacional e o conforto para os passageiros.
Em dezembro, a Aena divulgou imagens de como ficarão os ambientes no novo projeto.