Star Alliance cresce no Brasil e reforça importância das alianças
Annette Taeuber, chairwoman da Star Alliance no Brasil, apontou momento positivo e expectativas para 2025
A Star Alliance cresceu no Brasil este ano, passando de sete para dez companhias aéreas associadas. Para Annette Taeuber, chairwoman da Star Alliance no Brasil, o crescimento reforça a importância da Aliança e apresenta vantagens para clientes dessas companhias.
"Com esse crescimento, a gente cria um relacionamento do cliente, dessa empresa, que pode optar em combinar tarifas entre as companhias Star Alliance, avisar os passageiros que podem usar os mais de mil lounges que a gente tem ao redor do mundo, em uma malha que cobre 98% do globo. Então, para esses clientes, isso tem muito valor e a gente está muito agradecido em escolherem a gente para voar"
Annette Taeuber, chairwoman da Star Alliance no Brasil
Mas em um momento de Joint Ventures, codeshares e outros tipos de parcerias entre companhias, será que as alianças como a Star Alliance enfrentam um momento difícil? Para Annette, tudo é produtivo.
"O primeiro ponto importante em uma cooperação é o benefício para o cliente, que é algo que a gente nunca pode perder de vista. Se o cliente vai ter um benefício, isso é produtivo. Então, o cliente que está na Star Alliance, tem acordo de milhagem, acesso a lounges, embarque por reconhecimento facial em aeroportos ao redor do mundo. É muito produtivo para ele", destacou.
Ela continuou apontando que agora, os diversos acordos de joint ventures - inclusive envolvendo companhias Star Alliance - apenas facilitam ainda mais a aproximação do benefício com o passageiro. "Esse modelo é uma evolução, eu acredito", disse.
Importância do corporativo
Nesta quarta-feira (11), a Star Alliance reuniu travel managers para uma experiência gastronômica. Pegando o gancho, Annette explicou a importância do corporativo para a Aliança no Brasil, destacando que foi um dos primeiros - e um dos únicos - países onde a Star Alliance ofereceu algum produto.
"Temos produtos específicos para o corporativo, podendo alinhar as ofertas das companhias aéreas locais para companhias multinacionais. A Star Alliance só tinha acordos globais a partir de pontos estratégicos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, mas o Brasil era tão importante que ele é uma das exceções de países que também podem ser ofertados produtos corporativos para os nossos clientes"
Annette Taeuber, chairwoman da Star Alliance no Brasil
Para 2025...
A Star Alliance reformulou seu comercial em 2024, com Annette Taeuber, chairwoman, e Jacqueline Conrado, co-chairwoman, na liderança - a primeira completamente feminina. "A gente consolidou tudo em 2024, com as companhias aéreas participantes. A gente quer, agora, juntar mais esforços locais no Brasil, realizando mais ações por aqui, trazendo o cliente mais perto da gente, seja no lazer, seja no corporativo", finalizou.