Filip Calixto   |   04/12/2024 13:43

Parceria com agentes é pilar estratégico, apontam Azul, Gol e Latam

Executivos das companhias aéreas participaram de um dos painéis do Abav MeetingSP, nesta quarta (4)

PANROTAS / Filip Calixto
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP, ao lado de Aline Mafra, da Latam, Anderson Serafim, da Azul, e Danillo Barbizan, da Gol
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP, ao lado de Aline Mafra, da Latam, Anderson Serafim, da Azul, e Danillo Barbizan, da Gol

Participando da edição deste ano do Abav MeetingSP, em São Paulo, executivos das principais companhias aéreas do Brasil ressaltaram a importância dos agentes de viagens como parceiros estratégicos e discutiram os avanços tecnológicos que estão transformando o setor. Representantes da Azul, Gol e Latam enfatizaram iniciativas de capacitação e o papel complementar da tecnologia no atendimento ao cliente.

Agentes como intermediários essenciais

As companhias reafirmaram o compromisso com os agentes, destacando seu papel como intermediários indispensáveis na conexão entre empresas e passageiros. "Qualquer bilhete emitido no consolidador tem um agente por trás. Nosso trabalho é facilitar o acesso a ferramentas, promover treinamento e garantir que os agentes estejam preparados para atender os clientes", afirmou o diretor comercial da Gol, Danillo Barbizan.

A diretora de Vendas e Marketing da Latam para o Brasil, Aline Mafra, destacou que o modelo de roadshows criado há dois anos é um exemplo bem-sucedido de capacitação. "Compartilhamos conhecimento, capacitamos os agentes e também aprendemos com eles. É uma espiral muito positiva. Nosso dia mais bem gasto é o dia do roadshow", comentou.

Capacitação para um mercado em transformação

Além dos programas de treinamento, as empresas apontaram a necessidade de acompanhar as mudanças no perfil dos agentes. O gerente comercial da Azul Linhas Aéreas, Anderson Serafim, chamou atenção para o crescimento das agências freelancers, especialmente após a pandemia. "Aumentou muito o número de agências menores, e seguimos focados em capacitar esses profissionais. Nossa operadora oferece conhecimento e promove a interação necessária para inseri-los no mercado", explicou.

As iniciativas de formação também incluem projetos que vão além do trade. A Latam, por exemplo, investe em uma escola de manutenção, enquanto a Azul prepara jovens para atuar no setor e evoluir profissionalmente.

Tecnologia como aliada, não substituta

Os avanços tecnológicos são prioridade para as companhias, mas os executivos reforçaram que a tecnologia tem como papel potencializar processos, não substituir o atendimento humano. "Desde o início, pensamos nossas plataformas para oferecer autonomia aos agentes, permitindo que todas as emissões sejam feitas de forma prática e eficiente. O desafio agora é fazer essa tecnologia chegar a todos os parceiros", afirmou Serafim.

Barbizan destacou as recentes melhorias no portal da Gol, que busca facilitar o trabalho dos agentes. Ele também explicou que a taxa de atendimento aos agentes, aplicada anteriormente pela companhia, teve como objetivo custear esses avanços tecnológicos e foi retirada assim que os objetivos foram alcançados.

Parceria estratégica com o trade

As companhias, por meio de seus executivos representantes, concordam que, apesar dos investimentos em tecnologia, o agente de viagens permanece essencial. "Quem escolhe como comprar a passagem é o cliente, mas os agentes são fundamentais nesse processo. Eles têm o papel de orientar e personalizar o atendimento", reforçou Aline.

A mensagem é unânime: a parceria com os agentes de viagens segue como um pilar estratégico para as companhias aéreas, enquanto a tecnologia surge como uma aliada para fortalecer essa relação e aprimorar a experiência dos clientes.

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