Parceria com agentes é pilar estratégico, apontam Azul, Gol e Latam
Executivos das companhias aéreas participaram de um dos painéis do Abav MeetingSP, nesta quarta (4)
Participando da edição deste ano do Abav MeetingSP, em São Paulo, executivos das principais companhias aéreas do Brasil ressaltaram a importância dos agentes de viagens como parceiros estratégicos e discutiram os avanços tecnológicos que estão transformando o setor. Representantes da Azul, Gol e Latam enfatizaram iniciativas de capacitação e o papel complementar da tecnologia no atendimento ao cliente.
Agentes como intermediários essenciais
As companhias reafirmaram o compromisso com os agentes, destacando seu papel como intermediários indispensáveis na conexão entre empresas e passageiros. "Qualquer bilhete emitido no consolidador tem um agente por trás. Nosso trabalho é facilitar o acesso a ferramentas, promover treinamento e garantir que os agentes estejam preparados para atender os clientes", afirmou o diretor comercial da Gol, Danillo Barbizan.
A diretora de Vendas e Marketing da Latam para o Brasil, Aline Mafra, destacou que o modelo de roadshows criado há dois anos é um exemplo bem-sucedido de capacitação. "Compartilhamos conhecimento, capacitamos os agentes e também aprendemos com eles. É uma espiral muito positiva. Nosso dia mais bem gasto é o dia do roadshow", comentou.
Capacitação para um mercado em transformação
Além dos programas de treinamento, as empresas apontaram a necessidade de acompanhar as mudanças no perfil dos agentes. O gerente comercial da Azul Linhas Aéreas, Anderson Serafim, chamou atenção para o crescimento das agências freelancers, especialmente após a pandemia. "Aumentou muito o número de agências menores, e seguimos focados em capacitar esses profissionais. Nossa operadora oferece conhecimento e promove a interação necessária para inseri-los no mercado", explicou.
As iniciativas de formação também incluem projetos que vão além do trade. A Latam, por exemplo, investe em uma escola de manutenção, enquanto a Azul prepara jovens para atuar no setor e evoluir profissionalmente.
Tecnologia como aliada, não substituta
Os avanços tecnológicos são prioridade para as companhias, mas os executivos reforçaram que a tecnologia tem como papel potencializar processos, não substituir o atendimento humano. "Desde o início, pensamos nossas plataformas para oferecer autonomia aos agentes, permitindo que todas as emissões sejam feitas de forma prática e eficiente. O desafio agora é fazer essa tecnologia chegar a todos os parceiros", afirmou Serafim.
Barbizan destacou as recentes melhorias no portal da Gol, que busca facilitar o trabalho dos agentes. Ele também explicou que a taxa de atendimento aos agentes, aplicada anteriormente pela companhia, teve como objetivo custear esses avanços tecnológicos e foi retirada assim que os objetivos foram alcançados.
Parceria estratégica com o trade
As companhias, por meio de seus executivos representantes, concordam que, apesar dos investimentos em tecnologia, o agente de viagens permanece essencial. "Quem escolhe como comprar a passagem é o cliente, mas os agentes são fundamentais nesse processo. Eles têm o papel de orientar e personalizar o atendimento", reforçou Aline.
A mensagem é unânime: a parceria com os agentes de viagens segue como um pilar estratégico para as companhias aéreas, enquanto a tecnologia surge como uma aliada para fortalecer essa relação e aprimorar a experiência dos clientes.